22.6 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Fundação MS divulga balanço de pesquisas do Crambe

2011-02-02 17:35:00

Após 15 anos de pesquisa a Fundação MS demonstrou ontem, em mais um Giro Tecnológico do Showtec 2011, os resultados da pesquisa do grão Crambe. Coordenada pelo engenheiro agrônomo, Renato Roscoe, a dinâmica mostrou o trabalho realizado pela instituição que há três anos busca alternativas de colocar a oleaginosa no mercado, sendo a Fundação MS a única organização a lançar essa variedade no país.

O crambe representa uma excelente alternativa para a rotação de culturas, pois é plantado em segunda safra (safrinha) no Brasil e se destaca por ter boa adaptação, rusticidade e precocidade. “Este é um produto que precisa ter um mercado definido. Com 35% de teor de óleo, o óleo do Crambe não é comestível, mas serve para a produção de biodiesel e para a indústria química. Já os outros 65% da sua matéria demonstram que o grão é rico em proteínas e também pode ser indicado na nutrição de ruminantes através de farelo. Além disso, o Crambe tem baixo custo, baixo risco, pois tem ciclo curto e é tolerante à seca e às pragas, e principalmente tem boa rentabilidade”, explica o pesquisador.

“As perspectivas para 2011 são muito boas, pois vamos ter uma cadeia estabelecida, uma vez que cerca de 20 unidades de pesquisa são nossas parceiras no desenvolvimento do nosso trabalho”, afirma Roscoe sobre o grande desafio de articular a cadeia produtiva, com a organização de fornecedores de sementes certificadas, produtores, armazenadores e indústria de esmagamento.

A primeira variedade de crambe brasileira, a FMS Brilhante, vem da seleção de materiais introduzidos do México no início dos anos 90. A seleção foi feita pelos pesquisadores da Fundação MS, que obtiveram um material produtivo e adaptado às condições brasileiras. A instituição lançou uma publicação inédita, em português, que reúne informações sobre o cultivo do crambe.

Sobre o Showtec 2011
Com o tema “Gestão Agropecuária, um fator decisivo para o Sucesso”, o Showtec 2011 está em sua 15ª edição e levará um publico de 12 mil pessoas a Maracaju durante os três dias.

O evento é realizado pela Fundação MS, com a promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo – Seprotur – e da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – Agraer -, e da Federação da Agricultura e Pecuária de MS – FAMASUL, com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa, Prefeitura de Maracaju, Sicredi, Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB/MS, Aprosoja, Banco do Brasil, Sebrae e do CREA-MS.

SEVIÇO
Informações sobre evento podem ser obtidas pelo site www.fundacaoms.org.br, pelo telefone (67) 3454-2631 ou pelo e-mail [email protected].

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete