32.4 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Reunião constata precariedade do Iagro de Amambai

2007-04-27 10:07:00

Antonio Luiz

                Em uma reunião rotineira do Conselho Municipal de Saúde Animal de Amambai realizada na última terça-feira, dia 24, os membros presentes além do prefeito Sérgio Barbosa, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Zélia Rodrigues Borges e do Presidente do Sindicato Rural Christiano Bortolotto puderam constatar a precariedade com que o Iagro vem operando em todo o estado, sobretudo na região de fronteira.

                Com a iminência da  campanha anual de vacinação contra a aftosa que já  começa no próximo dia 1º de maio, os membros do Conselho tomaram ciência das dificuldades que o órgão responsável pela fiscalização e acompanhamento dos trabalhos terá.

                Com seu quadro  efetivo reduzido, em virtude de algumas aposentadorias,  demissões e até mesmo  remanejamento de pessoal para atender outras unidades da região o Iagro  precisa admitir pessoal para minimizar os problemas causados pela inevitável procura para registro de vacinação e emissão de guias de trânsito o escritório vive em estado de permanente congestionamento de produtores  a procura de sua documentação. Em detrimento  destes  fatores a inevitável sobrecarga de serviços com isso tornando ineficaz a qualidade do atendimento e conseqüente descontentamento por parte dos contribuintes.     

                Outro problema  preocupante é correlacionado a falta de manutenção dos veículos  pertencente à  unidade do IAGRO de Amambai, que segundo informações extras oficiais dos três existentes dois estão parados na oficina autorizada em Ponta Porã esperando a liberação dos recursos para o conserto e somente um está em condição de trafegabilidade, ou seja, disponível aos veterinários responsáveis pela fiscalização. Os quais têm a incumbência  de evitar que ocorra novamente  a contaminação  do rebanho com a “Febre Aftosa”.

                Outro fator que deixou os membros do Conselho em alerta é o fato de que no próximo dia 3 de maio, ou seja, durante a campanha de vacinação, será implantado um novo sistema de controle do rebanho, sem que tenha havido o treinamento necessário para os operadores que poderá comprometer sobremaneira a eficiência dos trabalhos.

                No decorrer da reunião, o prefeito Sérgio Barbosa sugeriu que o Sindicato solicitasse, através da Famasul, que o Iagro passe a funcionar como uma agência governamental, mas independente financeiramente, administrando os recursos que gera.

                De posse dessas informações, o Presidente do Sindicato Rural ordenou o envio de um ofício ao governo e à Famasul para que as medidas necessárias sejam tomadas com urgência que o fato requer.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete