14.9 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Valorização crescente da soja pode levar grão a preço recorde

2011-01-19 05:41:00

A informação da redução da oferta de soja, vinda com o relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, estimulou o mercado, que negociava na última sexta, dia 14, a oleaginosa a US$ 14,2250 o bushel para contratos com vencimento em março. Essa valorização crescente pode levar o grão a patamares recordes registrados 2008.

Divulgado na última quarta, o relatório apresentou reduções no safra americana, agora estimada em 90,602 milhões de toneladas (-1,36%), e Argentina, projetada para alcançar 50,5 milhões de milhões de toneladas (-2,88%). Os estoques finais do grão nos Estados Unidos para o período 2010/2011 também tiveram uma baixa: estimados em 3,81 milhões de toneladas (-15,15%), ficaram aquém da expectativa média do mercado, de 4,3 milhões de toneladas. Todos os esses fatores impactaram na bolsa e ajudam a explicar a alta do grão, como observa o diretor da Capital Corretora, Farias Toigo:

– O mercado está caminhando para o recorde de 2008, quando chegou a US$ 16,58. Se realmente esses fatores se confirmarem, os preços serão puxados para cima.

Como o governo brasileiro vem adotando medidas para conter a desvalorização do dólar, o cenário pode ficar ainda mais favorável. Até porque, como observa o presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (Fecoagro-RS), Rui Polidoro Pinto, se a moeda americana fica em baixa, anula o efeito da alta da soja na bolsa para o produtor daqui.

– De qualquer forma, é uma boa perspectiva para a produção brasileira – completa Polidoro.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete