33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Ministério manda MS abater mais 20 mil bovinos

2007-04-24 14:42:00

O Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária determinou que mais 20 mil animais sejam abatidos em Eldorado, Mundo Novo e Japorã, onde a última investigação sorológica apontou indícios de circulação do vírus de febre aftosa.

Hoje o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB) seguiu para Brasília onde de tarde terá audiência com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes. “Querem que a gente abata mais. Não faço mais abates sem ter dinheiro na mão”, disse, pouco antes de embarcar, referindo-se aos recursos para indenização.

O governo do Estado pleiteou R$ 80 milhões para indenizações e ações sanitárias, mas somente R$ 20 milhões foram destinados à SFA (Superintendência Federal de Agricultura). O superintendente, Orlando Baez, afirma que como no abate sanitário a carne é aproveitada, cerca de 50% do valor devido ao produtos são pagos pela própria indústria. Como há muito animal magro e bezerros o governo acaba complementando a outra metade. Já foram abatidos na região 24,8 mil bovinos.

Baez afirma que nova sorologia só será feita após a conclusão dos abates. Inicialmente se falava que o número de animais abatidos poderia chegar a 60 mil. Desde outubro de 2005 o Estado amarga sérios prejuízos devido aos efeitos da ocorrência de febre aftosa nos três municípios. A carne bovina, que chefiava ao lado da soja as exportações do Estado, passou a ser coadjuvante na balança comercial.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete