26.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

MS, PR e Paraguai discutem ações conjuntas contra aftosa

2007-04-20 18:57:00

Os ministros da Agricultura do Brasil e do Paraguai, Reinhold Stephanes e Alfredo Molinas, firmaram juntamente com os governos de Mato Grosso do Sul e do Paraná uma parceria no setor de sanidade animal e vegetal, durante reunião hoje de manhã em Foz do Iguaçu/PR. “Nossa região é altamente produtiva e por isso devemos estar atentos às doenças e pragas que ameaçam o setor. É preciso um trabalho muito forte principalmente de sanidade animal entre os estados e países de fronteira”, afirmou a secretária de Produção (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias.

O vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti, ressaltou a importância de uma ação conjunta entre Brasil e Paraguai para afastar o risco de doenças e pragas, não só no caso da febre aftosa, mas da brucelose, tuberculose, da gripe aviária e da “new castle”, por exemplo, que atinge frangos e galinhas. “Essa parceria é fundamental para o Paraná, porque somos os vizinhos com que os paraguaios mais se relacionam”, completou.

Pessuti fez questão de destacar que não é de hoje que Paraná, Mato Grosso do Sul e Paraguai analisam um plano de ação conjunta. Em janeiro passado o vice-governador e toda a equipe que atua na sanidade daquele estado, juntamente com representantes do Ministério da Agricultura, e a secretária Tereza Cristina, já discutiam em consenso a necessidade de impor seriedade às ações de combate à aftosa.

Esse relacionamento foi intensificado com o surgimento, em 2005, de focos de febre aftosa no Mato Grosso do Sul, Argentina e em outros países da América do Sul. “Desde então, temos nos reunido bastante. Existem muitas propostas. Mas agora chegou à hora de colocarmos tudo isso em prática”, comentou Orlando Pessuti que por três anos ocupou a secretaria de Produção local.

O ministro da Agricultura do Paraguai, Alfredo Molinas, e o presidente do Serviço Nacional de Qualidade e Sanidade Animal do Paraguai, Hugo Corralez, concordam com o posicionamento brasileiro e disseram, na reunião, que passou o tempo de atas e protocolos. “Já está na hora de avançarmos para um segundo momento desta parceria que é a ação de tudo aquilo que foi acertado”, disse Corralez.

Assim como o dirigente paraguaio, Pessuti espera que, da reunião de Foz do Iguaçu, os ministros da Agricultura dos dois países possam fazer uma grande mobilização no combate à febre aftosa e, ao mesmo tempo, firmar parcerias na área do fomento, pesquisa e extensão rural. “Temos muito a fazer e espero que haja intercâmbio maior de técnicos e produtores para que, numa relação de confiança recíproca, possamos nos prevenir de doenças e pragas que ameaçam o setor agrícola, e que comprometem nossa economia”, declarou Pessuti.

O encontro contou ainda com a presença do secretário de Relações Internacionais e o assessor do MAPA, Célio Porto e Newton Ribas; do secretário estadual da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Valter Bianchini; do presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Roberto Bacha; do secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura (MAPA), Inácio Afonso Kroetz e do presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete