26.8 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Comissão investiga ataques de aves a lavouras em MS

2007-04-20 09:51:00

Uma comissão criada pela Seprotur (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo) vai investigar a ação de pombas às lavouras na região de São Gabriel do Oeste, no norte do Estado.Levantamento feito no ano passado na região mostrou perdas de até 40% em lavouras de sorgo em razão dos ataques das pombas.

A engenheira agrônoma da Seprotur que integra a comissão Gisele Garcia de Sousa afirmou que principal objetivo da comissão é antecipar as ações e assim evitar o impacto das aves nas lavouras da região, que geralmente começa a ocorrer entre o final de maio e o mês de junho. Ela viaja nesta sexta-feira ao município para dar início aos trabalhos. “Vamos fazer um levantamento juntamente com os órgãos que compõe a comissão para saber o impacto que o ataque está tendo nas lavouras. As informações que temos não tem tanta abrangência, mas revelam números preocupantes”, declarou à assessoria de imprensa do governo.

Segundo a engenheira agrônoma, um levantamento feito no ano passado pelo biólogo André Luis Rachid, do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Bacia do Rio Taquari (Cointa), revela que em apenas uma propriedade de 1,8 mil hectares de sorgo, as aves da família das Columbidae, pombas chamadas na região de Asa Branca e Juriti, provocaram a perda de 40% da produtividade da lavoura.

Além da Seprotur, participam da comissão representantes dos órgãos de defesa sanitária e de meio ambiente em nível estadual, federal e também do município.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete