21.4 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Embrapa avalia florescimento precoce da soja em três estados

2010-01-10 09:04:00

Pesquisadores da Embrapa Soja, em Londrina/PR, receberam relatos de lavouras de soja do norte e oeste do Paraná, norte de São Paulo e sul de Mato Grosso do Sul sobre florescimento precoce associado ao tamanho das plantas.

Mobilizados, os pesquisadores divulgaram nota técnica sobre o fenômeno na página do Sistema de Alerta (www.cnpso.embrapa.br/alerta).

De acordo com a avaliação, o problema está relacionado ao aumento de cerca de 3ºC nas temperaturas mínimas das regiões atingidas. Em Ivaiporã, região centro-norte do Paraná, no mês de novembro foram registrados 18 dias com a temperatura mínima igual ou superior a 19ºC. Por outro lado, em 12 dias, a temperatura máxima superou a marca dos 30ºC.

Em Dourados/MS, a temperatura máxima superou os 33ºC, em 23 dias, e a mínima foi maior que 22ºC, em 26 dias. Os patamares levantados ficaram 10% acima das máximas e mínimas da região.

Segundo o pesquisador da Embrapa Soja, Milton Kaster, em algumas propriedades o que agravou o problema de baixa estatura da soja foi a contenção do crescimento da haste principal das plantas, adotada por alguns agricultores na aplicação de herbicidas em pós-emergência.

A nota técnica constata que grande número de cultivares foi afetado pela anomalia climática, embora com algumas diferenças de sensibilidade genética ao estresse de temperaturas altas. Em dezembro, segundo o pesquisador, a preocupação era que a produtividade das plantas fosse menor que nos anos anteriores.

“Mesmo considerando a continuidade do fenômeno “El Niño”, espera-se que as lavouras consigam se recuperar e não afetar o lucro esperado pelos produtores”, explica.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete