27.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Termina prazo para renegociação de dívidas agrícolas

2009-12-29 00:32:00

Termina nesta quarta-feira (30) o prazo para os produtores rurais liquidarem ou refinanciarem as parcelas inadimplentes da securitização ou do Pesa com os benefícios previstos na lei 11.775/08.
O alerta é do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS), vice-presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados.

Heinze explica que o pagamento das operações vencidas só poderá ser efetuado pelos mutuários que aderiram ao programa até o dia 30 de novembro. Segundo ele, é importante que os agricultores procurem os bancos.

“É uma oportunidade para acertar essas contas dentro da normalidade com descontos e bônus e evitar que aumentem ainda mais ao serem inscritas em Dívida Ativa da União”, ressalta.

Pesa

A legislação determina que as parcelas de juros, inclusive as de 2009, devem ser mantidas em normalidade até o vencimento, com aplicação do bônus de adimplência.

Após, o valor será corrigido pelos mesmos encargos financeiros contratados originalmente – 8%, 9% ou 10% mais IGP-M integral, até a efetiva liquidação.

O produtor poderá ainda, a critério da instituição financeira, refinanciar a inadimplência com o desembolso de 5% no ato e o volume remanescente dividido em até quatro parcelas.

Securitização

A lei prevê que as prestações não sofram a correção pela variação do preço mínimo. A partir do vencimento incidirão juros de 6% mais IPCA ao ano.

O produtor poderá pagar 2% do saldo devedor e distribuir o restante até 2025, com 3% de correção ao ano. Porém, terá que liquidar integralmente a parcela de 2009. Essa regra só vale para as operações que foram adquiridas pela União.

Dívida ativa

O prazo para pagamento total dos débitos inscritos em DAU (Dívida Ativa da União) também se encerra nesta quarta-feira, dia 30. Os descontos para esse acerto vão de 38% a 70%.

Já quem pretende reparcelar a conta em até 10 vezes com bônus que vão de 33% a 65%, tem até o dia 30 de março de 2010 para efetuar o pagamento da primeira prestação.

Nas duas opções a negociação é feita exclusivamente por meio dos telefones 0800 8800 494 ou 4003 0494. As informações são de assessoria de imprensa.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete