32.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Umidade provoca doenças na soja

2009-12-22 09:50:00

As marcas na folha não são bom sinal. São rastros deixados por cascudos e lagartas. Não demora para encontrar o responsável pelo estrago.

“Historicamente, as pragas e doenças se manifestam com maior intensidade na segunda quinzena de janeiro, mas este ano, infelizmente a uma manifestação climática favorável a estas pragas e doenças, calor e alta umidade do ar, propiciou condições favoráveis e elas anteciparam e atacaram precocemente as lavouras”, explicou Cláudio Doro, agrônomo da Emater.

As folhas amareladas também significam que a planta não está 100% sadia. Apesar da ocorrência de pragas e doenças na soja, a produtividade é estimada em 2.700 quilos por hectare.

O norte do Rio Grande do Sul não deve ser afetado. O que vai pesar é o custo da lavoura no bolso do agricultor. Antoli Fauth Mello antecipou dois tratamentos para garantir a produtividade dos 450 hectares de lavoura. Um gasto extra de 35 reais por hectare.

“Os fungicidas que ele vai colocar para frente são produtos bem mais caros, então isso vai encarecer. Acho que um tratamento a mais este ano”, acredita o agricultor. O Rio Grande do Sul é o terceiro maior produtor de soja do Brasil, atrás de Mato Grosso e do Paraná.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete