26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Valorização do Real representa risco para o setor agropecuário

2009-12-11 13:48:00

Apesar da expectativa de um cenário positivo para 2010, a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, admitiu na última terça-feira (8) certa preocupação quanto ao comportamento dos preços dos produtos agropecuários. Um dos receios é em relação à valorização do Real, em detrimentos de outras moedas. “Isso tira a competitividade do produtor, porque significa que sua renda líquida pode diminuir em relação aos produtores do mundo”, afirmou ela, durante entrevista coletiva para divulgar o balanço deste ano e as perspectivas para próximo.

Segundo Kátia Abreu, a aflição do setor agropecuário aumenta diante da falta de medidas para reverter o cenário de apreciação da moeda brasileira. “Não estou vendo um caminho real para reverter esse quadro. A política fiscal e monetária do Brasil compreende um excesso de gastos públicos e, portanto, uma diminuição da poupança, aumentando o déficit público. Isso faz com que o Brasil precise de investimentos externos para reduzir este déficit, com a entrada de dólares, mas a entrada de dólares significa depreciação do câmbio e valorização do Real, prejuízo certo para os exportadores e, de certa forma, para o agronegócio”, disse a presidente da CNA.

Outro fator que, na avaliação da senadora, pode ditar o ritmo do setor agropecuário é a demanda dos países ricos. “Temos de aguardar a movimentação. Pudemos observar aceleração na demanda dos países emergentes em 2009, tanto para consumo como para estoques, e os países ricos com certa timidez no retorno da demanda. Esta demanda pode nos trazer tranqüilidade, não em relação ao aumento, mas a estabilidade dos preços atuais”, afirmou ela.

Crédito rural – A senadora voltou a defender um modelo de crédito rural mais flexível baseado na formalização dos produtores rurais como pessoas jurídicas. Kátia Abreu explicou que eles seriam enquadrados em categorias de acordo com o perfil, segundo proposta apresentada em agosto deste ano ao ministro da Fazenda, Guido Mantega. Para Kátia Abreu, este modelo vai favorecer o setor na formulação de políticas públicas voltadas à agropecuária. Uma das condições para a formalização da atividade será a desoneração da carga tributária do setor.

Meio Ambiente – Segundo a presidente da CNA, as discussões em torno da atualização do Código Florestal ficaram prejudicadas pela 15ª Conferência das Partes da Convenção do Clima (COP – 15), que começou na segunda-feira, em Copenhague. “Poderíamos chegar mais fortes se tivéssemos votado uma lei no Congresso Nacional que estabelecesse regras justas, claras e viáveis. Mas o que pode acontecer é apenas a prorrogação de um decreto que não é lei”, lamentou a senadora, referindo-se a possível publicação de um decreto que prorrogue mais adiante o prazo para que produtores rurais averbem as reservas legais em suas propriedades para não terem a produção criminalizada.

De acordo com a presidente da CNA, esta criminalização pode causar graves consequências, principalmente no mercado externo, com a perda de mercado. A senadora reafirmou que o setor agropecuário não quer anistia, uma vez que o produtor foi incentivado pelo próprio governo a substituir área de vegetação nativa por produção de alimentos. “A reserva legal foi criada em 1989, quando o código era apenas florestal e exigia proteção apenas em áreas de florestas. Cerrado não é floresta, pantanal não é floresta, caatinga não é floresta e essas reservas foram estabelecidas em 1989 quando grande parte dessas áreas foram substituídas por arroz feijão, milho, trigo, carne, emprego”, argumentou.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete