23.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Iagro autoriza antecipação da vacinação contra aftosa

2009-10-21 19:28:00

A vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso do Sul poderá ser antecipada por produtores que optarem por adiantar os trabalhos, mediante prévia autorização junto a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). Conforme a estabelece a Portaria Iagro n.º 1.421/08, a imunização pode ocorrer até 15 dias antes do calendário oficial mediante excepcionalidades. No Planalto a etapa vai de 1º a 30 de novembro e já no Pantanal de 1º de novembro a 15 de dezembro. 
 
Em caso de antecipação o produtor deve apresentar um requerimento por escrito fundamentando tal demanda na Iagro de seu município e aguardar da Agência um parecer sobre a viabilidade do pedido. Sendo o deferimento favorável, a Iagro irá emitir a autorização para compra da vacina. Contudo, ainda que antecipada, a vacinação não poderá ser parcial, devendo ser imunizado todo o rebanho da propriedade. 
 
Tanto no Planalto quanto no Pantanal – neste caso, para os optantes por esta etapa – a vacinação deve ser feita em todo rebanho, de mamando a caducando. Já na Zona de Alta Vigilância (ZAV), onde já ocorre a vacinação acompanhada pela Iagro e com agulha oficial, todo rebanho será vacinado até 15 de novembro.   
 
A Iagro alerta que não aceitará registros parciais de vacinação. Em todas as regiões o produtor tem o prazo de até 15 dias após o término para declarar a mesma. Em rebanhos com fêmeas de 3 a 8 meses que ainda não foram imunizadas contra Brucelose a Iagro recomenda aplicação da vacina. Mais informações podem ser obtidas nas Agências Locais ou ainda pelo Disk Aftosa 0800-679120.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete