24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Safra de Soja em Amambai 2010 será igual à de 2009

2009-10-24 19:29:00

Antonio Luiz

Em Amambai, a área nesta safra de 2009/2010 deverá ser exatamente a mesma do ano passado, ou seja, 47.500 hectares. Segundo previsão do engenheiro agrônomo da Iagro, Emerson Shirota.

A semeadura da soja começou dia 20, terça-feira, segundo o zoneamento. Segundo Shirota, até agora foram cadastrados apenas 18.500 hectares, no entanto, o prazo para o agricultor se cadastrar vai até 10 de dezembro e até lá, acredita o agrônomo, todos deverão estar com a situação regularizada. Este cadastro é feito com o objetivo de haver um maior controle sobre a evolução e monitoramento  da “Ferrugem Asiática”. O produtor que não cumprir esse prazo pagará uma multa de 100 UFERMS.

Levando-se em conta os anos anteriores, em que não houve estiagem, ou seja, foram anos normais, a produtividade da região de Amambai é de 50 sacas por hectare ou 142,5 mil toneladas.

Atualmente, o mercado da soja brasileira depende da colheita da soja dos Estados Unidos e parece que eles estão tendo problemas climáticos, com excesso de neve em algumas regiões, o que pode elevar o preço internacional do produto.

FERRUGEM

No último dia 20, terça-feira, o Sindicato Rural de Amambai, em parceria com a Embrapa e a Iagro, promoveram uma reunião com produtores e técnicos agrícolas para orientá-los, mais uma vez, sobre a questão da “Ferrugem Asiática”, uma doença que afeta demais a produção, causando estragos e aumentando custos.

A palestra foi muito elucidativa e dirimiu muitas dúvidas dos que lá compareceram, inclusive justificando o porquê da importância do “Vazio Sanitário”, uma medida para exatamente combater o aparecimento precoce de focos da Ferrugem na região.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete