27.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Ferrugem deixa produtores de MS em alerta

2009-09-23 13:13:00

Produtores rurais e técnicos da área agrícola estão em alerta, por conta do 1º foco do País, de ferrugem asiática da safra 2009/2010. A ferrugem foi identificada pelo Laboratório de Fitopatologia, do curso de Agronomia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).


Segundo o engenheiro agrônomo e técnico do laboratório, Bruno César Álvaro Pontim, a doença apareceu numa folhagem de soja germinada aleatoriamente por uma semente que provavelmente caiu durante o transporte na rodovia entre Dourados/Ponta-Porã. A planta foi levada para o laboratório, onde se confirmou a doença. 


A identificação desse foco coloca os produtores e técnicos da área em alerta, já que o vazio sanitário, que tem como objetivo reduzir a quantidade de esporos da ferrugem e inibir o ataque precoce à soja, termina no próximo dia 30, em Mato Grosso do Sul. No dia 21 de outubro, os produtores já podem começar a semear a soja, dentro do prazo estipulado pelo zoneamento agrícola.


De acordo com o presidente da Associação dos Engenheiros Agronômos de Mato Grosso do Sul (Aeagran), Bruno Tomazini, com o aparecimento deste primeiro foco, os produtores terão que redobrar os cuidados na região, principalmente se o clima continuar chuvoso, que propicia o aparecimento da doença.


Ele diz que na safra passada, não houve tanta preocupação com a doença porque as lavouras foram castigadas com a estiagem. “Se as condições climáticas permanecerem como estão, existe a  possibilidade da ferrugem surgir com mais força nesta safra, por isso, é necessário fazer monitoramento mais cedo para tomar medidas de controle à praga”, alerta o engenheiro agrônomo.
De acordo com o Consórcio Antiferrugem, na safra passada as lavouras de soja de Mato Grosso do Sul registraram 233 focos de ferrugem asiática. Já em Dourados foram 35 focos.


Desde a adoção do vazio sanitário, em 2007, o Grupo Antiferrugem diz que tem registrado demora para o aparecimento da ferrugem asiática da soja em Mato Grosso do Sul.


Segundo dados do Consórcio, na safra 2008/2009, o primeiro relato da doença no Estado foi em Aral Moreira, no dia 16 de dezembro. Na safra 2007/2008, o primeiro registro foi no dia 3 de dezembro, também em Aral Moreira. No período anterior ao vazio, na safra 2006/2007, por exemplo, o primeiro relato foi em Laguna Carapã, no dia 16 de novembro.


“Na primeira safra após a implantação do vazio, a ferrugem demorou 17 dias para aparecer no Estado. Na segunda safra, a doença atrasou um mês para surgir em relação às safras anteriores à medida”, explica o engenheiro agrônomo da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados), Alexandre Roese.


Ele lembra, no entanto, que no início das duas últimas safras em Mato Grosso do Sul, as lavouras enfrentaram problemas de estiagem. “Isso, apesar de ter prejudicado o desenvolvimento da lavoura, contribuiu para o atraso na ocorrência da doença”, informa. Outra consideração de Alexandre é que na maioria das doenças tem-se a incidência e a severidade (progressão da doença).


Em função desses dois fatores o vazio sanitário, além de atrasar o aparecimento da ferrugem, adia a possibilidade de epidemia, devido à menor quantidade de inóculo do fungo causador da ferrugem no início da safra. “Esse atraso facilita o controle químico da doença”, diz o engenheiro agrônomo. (Com informações da Embrapa Agropecuária Oeste).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete