19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Eldorado promove campanha de recolhimentio de embalagens

2009-09-17 13:08:00

A Prefeitura Municipal de Eldorado, através da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo(SEMAT) em parceria com a  Secretaria de Agricultura e Pecuária, Agro 100, Copagril, Aranav e Sindicato Rural Patronal, realizou no dia 16 de setembro de 2009 da 8:00 as 16:00 horas na Parque de Exposição João Turquino  a campanha para recolhimento de embalagens vazias de agrotóxico, onde a Prefeita Municipal Marta Maria de Araújo fez a abertura da com a presença da Secretária de Meio Ambiente, vereadores, representantes da Agro 100, Copagril, Aranav , Usina Rio Paraná e produtores rurais.                                         

A campanha é realizada todos os anos, ressaltando que neste ano de 2009 foi recolhido 7 mil Kg. A  Secretária Municipal de Meio Ambiente, Edina Brindaroll, salienta a importância da campanha: “O recolhimento das embalagens de agrotóxicos é de extrema importância pois evita que este resíduo, potencialmente poluidor, contamine o solo e a água podendo causar doenças graves. Além disso, todo material recolhido é reciclado por uma empresa especializada, mitigando os impactos ambientais.
                                        
A devolução das embalagens de agrotóxicos pelo produtor rural passou a ser obrigatória desde o 1° de junho de 2002, quando entrou em vigor a lei federal 9.974, que regulamenta o uso, a produção e a fiscalização de produtos químicos.
                                       
O processo começa com o produtor rural que, ao comprar determinado agrotóxico em uma revendedora autorizada ou diretamente no fabricante, a própria nota fiscal indica o local onde a embalagem deve ser devolvida num prazo de até um ano. Após a utilização do agrotóxico, a embalagem deve ser perfurada, para evitar a reutilização, e ser feita a tríplice lavagem, uma forma de garantir a eliminação dos agrotóxicos, além de ser guardada em local apropriado até o momento da devolução.

Já os fabricantes devem providenciar o recolhimento e dar a destinação adequada. No caso das embalagens plásticas, por exemplo, o mais usual é que sejam transformadas em conduítes [tubos para fiação elétrica e de telefonia] utilizados na construção civil.
Utilização de agrotóxicos aumentou nos últimos anos:

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontam que com a modernização da agricultura a quantidade de fertilizantes e agrotóxicos aumentou. O uso de fertilizantes comercializado por área plantada aumentou em 85,5% entre 1992 e 2000 e o uso de agrotóxicos apresentou um crescimento de 21,6% de 1997 a 2000. O que mais preocupa é a dificuldade de se aferir em que escala os alimentos chegam a mesa do consumidor contaminado pelas substâncias químicas presentes nos agrotóxicos.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete