20.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Saniagro entra em vigor dia 2 próximo

2007-04-09 12:07:00

  A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) apresentou oficialmente na última segunda-feira, no auditório do órgão em Campo Grande, o Sistema de Atenção Animal (Saniagro), que será implantado a partir do dia 2 de maio em substituição ao Sistema de Vigilância Sanitária Animal (Visan).


De acordo com o diretor-presidente da Iagro, Roberto Rachid Bacha, o programa – inédito no País e estruturado a partir de recursos próprios da agência – dinamizará o trabalho do órgão, além de melhorar o atendimento às demandas dos produtores rurais do Estado. “É um sistema avançado que terá um banco de dados único com interação total dos escritórios locais e proporcionará rapidez de acesso do produtor em relação à ficha cadastral dele na Iagro”, declara.


Bacha explica ainda que o Saniagro possibilita ao produtor rural a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) em qualquer escritório do órgão e não somente no município onde a ficha sanitária dele é controlada. “Isso muda todo o nosso trabalho e temos a certeza de que vamos melhorar o atendimento das demandas do produtor”, diz o diretor-presidente.


Também através do Saniagro, haverá um controle mais eficiente – além da vacinação contra a febre aftosa – de doenças como brucelose, raiva e New Castle. Além disso, técnicos da Iagro poderão, com o novo sistema, controlar melhor o fluxo de animais em todo o Estado. Outra boa previsão é que dentro de 45 dias a Iagro disponibilize para os produtores a consulta via internet de informações referentes aos rebanhos.

Durante a apresentação do novo sistema, que teve a participação de representantes da Secretaria Federal de Agricultura em Mato Grosso do Sul, Seprotur, servidores da Iagro e produtores, também foi informado que cerca de 200 técnicos do órgão, que trabalham em todo o Estado, participarão de um treinamento sobre como operar o novo sistema, a partir do dia 10 deste mês. A duração do curso será de sete dias.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete