26.8 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Prazo para cadastrar plantio de soja é dez de dezembro

2009-09-03 08:01:00

Produtores rurais de Mato Grosso do Sul têm até 10 de dezembro para cadastrar a área prevista de plantio de soja. O cadastramento deve ser feito pelo site da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). O objetivo é monitorar a incidência da ferrugem asiática da soja nas lavouras do Estado.

O prazo para cadastramento começou na segunda-feira e inclui informações como área da propriedade, cultivares de soja utilizadas na lavoura e prazo previsto para plantio e colheita da safra 2009/2010.

De acordo com o Iagro, o cadastramento é importante para monitorar as lavouras de soja do Estado e controlar a incidência da ferrugem da soja, principal ameaça à produção em todo o país. Marise Garcia César, fiscal estadual agropecuária, explica que os dados utilizados no cadastramento são utilizados para pesquisa já que, no decorrer da safra, o produtor deve também informar a incidência de focos da doença na lavoura. “Com isto, é possível fazer um monitoramento de onde houve focos e elaborar um histórico da doença no Estado”, esclarece.

Além disso, segundo a fiscal, ao surgimento de cada foco o Iagro informa também os produtores da região, como forma de impedir a disseminação da doença para outras lavouras. “São dados importantes para pesquisa e auxilia muito no controle da doença”, garante.

O cadastramento do plantio de soja foi instituído em 2006, através da lei estadual 3.333, que visa a prevenção, controle e erradicação da ferrugem da soja no Estado. Obrigatório, o cadastramento deve ser feito 30 dias antes da semeadura e inclui dados como inscrição estadual e CPF do produtor, dados da área a ser cultivada, nome e inscrição no Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) do responsável técnico, endereço na zona urbana para correspondência, cultivares de soja a serem utilizadas na lavoura e data para previsão de plantio e colheita.

Após o cadastramento, o produtor deverá imprimir um recibo que será utilizado durante visita dos fiscais à propriedade. O Iagro reforça que o produtor que não fizer o cadastramento será multado em 100 Uferms, o que hoje corresponde a R$ 1.383. “Com o cadastro, teremos um número real da área de plantio de soja no Estado”, afirma Marise Garcia.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete