19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Ataques à Funai marcam posse da diretoria da Famasul

2009-08-22 19:18:00

Ataques à Funai (Fundação Nacional do Índio) deram o tom à cerimônia de posse dos diretores da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul). Tanto o presidente reeleito, Ademar Silva Júnior, quanto o governador, André Puccinelli (PMDB), afirmam que os índios não são assistidos adequadamente pelo órgão.

De acordo com o presidente da Famasul, a questão indígena é um dos desafios que enfrentará neste novo mandato. “É uma discussão que não acaba tão cedo. Mato Grosso do Sul é o centro do agronegócio, tem um potencial imenso, maior que a maioria dos Estados e, é claro, que isso acaba gerando conflitos, este é um deles” diz Silva Júnior.

Para o presidente da Federação, as aldeias do Estado estão desassistidas, tem crianças que passam fome e a “culpa” recai sempre sobre o produtor. Entretanto, o presidente ressalta que a classe gera muitos empregos e renda, portanto, não pode ser responsabilizada pelo problema. “O produtor é responsável por um terço do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil”, completa.

As declarações do governador seguiram a mesma linha do presidente da Famasul. Segundo Puccinelli, é o Estado que apoia os índios, por meio de ações “práticas” como a distribuição de 15 mil cestas básicas e entrega de sete escolas voltadas à comunidade, além do vale universidade indígena. “Onde é que estão os recursos da Funai”, questiona o governador.

Para Puccinelli, a terra não é o único problema que envolve a questão indígena, já que são necessários programas e ações concretos para o indígena seja incorporado à sociedade como “cidadão pleno”.

Ainda na avaliação do governador, a Funai compromete até as negociações para demarções. “Estão paradas (as demarcações) porque a Funai atrapalha os indígenas do Brasil”, destaca Puccinelli.

Conforme o governador, a Funai levanta questões sem embasamento. “Não faz nada pelos índios”, conclui.

Durante o evento, Puccinelli também criticou a interferência de órgãos internacionais no assunto. “Tem muita gente de fora palpitando sem conhecer a realidade do Estado. Estas instituições cometem falácias sem conhecer os problemas de perto”, argumenta.

Novo mandato– O presidente reeleito da Famasul também aponta como desafio para os diretores a questão ambiental. Para Silva Júnior, é impossível produzir sem atingir o meio ambiente. Ele propõe a discussão da produção sustentável.

O presidente posicionou-se favorável à criação do novo código florestal. “O próprio produtor exige mudanças e o Estado tem peculiaridades que precisam ser ajustadas”, argumenta Silva Júnior.

Frigoríficos Ele defende ainda que os produtores percebam a nova relação com o mercado, já que os tradicionais frigoríficos são hoje multinacionais. Silva Júnior também propõe pagamento à vista para a venda do gado.

Posse Na cerimônia realizada hoje cedo, tomam posse hoje: Ademar Silva Júnior, como presidente, Eduardo Corrêa Riedel (vice-presidente), 1° secretário, Dácio Queiroz da Silva; 2° secretário, Luiz Carlos Pantalena, 3° secretário, José Lemos Monteiro, 1° tesoureiro, Maria Lizete Barreto de Menezes Brito, 2° tesoureiro, Almir Dalpasquale, 3° tesoureiro, José Armando Cerqueira Amado. O evento foi realizado no buffet Grand’Mere, localizado na Rua Pedro Martins, 184, no bairro Carandá Bosque, em Campo Grande.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete