15.1 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Mercado de insumos deve crescer neste semestre

2009-08-18 23:28:00

O primeiro semestre foi marcado por queda na venda dos principais insumos, mas a partir de julho, o mercado começou a apresentar crescimento, principalmente na área de fertilizantes.

A declaração é do presidente da Câmara Temática de Insumos Agropecuários, Cristiano Walter Simon, que conduziu os trabalhos da 42ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (17), em Brasília. 

Segundo Simon, a demanda de fertilizantes deve estabilizar e a expectativa do setor é que mantenha, neste ano, um volume igual ou próximo ao do ano passado, ou seja, de 22,5 milhões de toneladas.

Dados da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) apontam que a entrega do produto ao consumidor final, no período de janeiro a julho de 2009, foi de 10,8 milhões de toneladas. O resultado é 22,5% inferior ao registrado no ano passado, quando as vendas alcançaram 13,9 milhões de toneladas. A produção nacional foi de 4,5 milhões de toneladas e os estoques finais na indústria, de 4,7 milhões de toneladas. 

Defensivos – A venda de defensivos, nos sete primeiros meses deste ano, aumentou 1% em comparação ao mesmo período de 2008, passando de R$ 5,22 bilhões para R$ 5,28 bilhões. No segmento de herbicidas o crescimento foi no mercado de soja, milho safrinha e trigo, em fungicidas, nas culturas de feijão, tomate, batata, trigo e algodão e, nos inseticidas, no milho safrinha.

Na reunião, a Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem) apresentou o resultado da produção de sementes de arroz, algodão, feijão, milho, soja e trigo que foi de 1,9 milhão de toneladas na safra 2007/2008 e, no período 2001/2002, de 1,4 milhão. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete