16.7 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Próxima safra pode ser até 9% maior do que a atual

2009-08-07 18:56:00

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse ontem (6) que a safra de grãos 2009/2010 pode ser até 9% superior à que está terminando de ser colhida.

Segundo levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra 2008/2009 deve ser de 134,49 milhões de toneladas.

Stephanes disse que a produtividade deve aumentar em 3%, mas também haverá aumento de área e, se o clima se mantiver estável, as perdas serão menores do que as verificadas no ciclo que se encerra.

“Deve haver um crescimento da produção de 7% a 9% e, aí, se compensam as perdas causadas pelas questões climáticas”, afirmou.

Segundo o ministro, a primeira pesquisa de intenção de plantio será divulgada apenas no início de outubro, mas com as indicações que o governo já tem – de aquisições de sementes e fertilizantes e de decisões de investidores – pode se afirmar que haverá um ligeiro aumento na área plantada.

As alterações mais claras da safra que se encerra para a que se inicia são o aumento da área plantada com soja e a diminuição do plantio de milho.

Segundo o ministro, apesar do grande estoque de passagem e da produção recorde de milho este ano, que fizeram com que o preço do cereal sofresse uma grande queda, a situação é preocupante.

“Preocupa porque o milho é uma matéria-prima fundamental para a indústria de frango e a de suínos, principalmente”, avaliou Stephanes. Este ano, o governo realizou vários leilões de apoio ao escoamento do milho produzido, principalmente, no Centro-Oeste.

Na próxima semana, deve ocorrer mais um leilão, que, além dos produtores de Mato Grosso e do Paraná, deve beneficiar também agricultores baianos.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete