21.9 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Programa incentiva produção de alimentos orgânicos

2009-07-31 16:28:00

 A prefeitura de Campo Grande já implantou 24 unidades do projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) e a previsão é de que, até o final deste ano, mais cem unidades serão implantadas nos assentamentos e pequenas propriedades de agricultura familiar assistidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, de Ciência e Tecnologia e do Agronegócio (Sedesc).


O projeto de hortas orgânicas irrigadas é financiado pela Fundação Banco do Brasil, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MDS) e pelo Sebrae e executado pela Prefeitura da Capital. Para a implementação das 124 unidades do Pais nas pequenas propriedades rurais a Fundação Banco do Brasil liberou 620 mil reais.


“A agricultura orgânica objetiva a produção de alimentos saudáveis, sem agrotóxicos, e a preservação do meio ambiente”, explica o Superintendente de Agronegócios, Indústria, Comércio e Serviços da Sedesc, Orany Rocha. Ele assinala que o cultivo orgânico também não emprega adubos químicos, os fertilizantes utilizados são “compostagem, esterco e húmus”. Quanto à rentabilidadedos produtos orgânicos Orany esclarece que “os preços são competitivos porque as hortas são familiares, não há gastos com empregados”.


Projeto de hortas orgânicas
O projeto Pais prevê o fornecimento de um kit para o agricultor com materiais e informações técnicas para o plantio da horta. Três canteiros são dispostos em círculo ao redor de um galinheiro com capacidade para 11 aves. Uma quarta camada circular, chamada de quintal agroecológico, é destinada à produção de frutas, verduras e grãos. O sistema de irrigação por gotejamento é feito com mangueiras, bomba e caixa d’água, que também fazem parte do kit.


Além dos materiais para o cultivo orgânico, os produtoresrecebem assistência técnica e monitoramento para a execução de todas as etapas, desde o preparo do terreno até a venda da produção agrícola. O modelo foi criado em 1999 pelo engenheiro agrônomo senegalês, radicado no Brasil, Aly Ndiaye, que, na época, vivia com cerca de 30 famílias de agricultores no interior do estado do Rio de Janeiro.


A seleção das famílias que participam do Pais leva em conta critérios como: participação em assentamentos, comunidades rurais ou quilombolas, baixa renda e moradia no meio rural. Para desenvolver a tecnologia o pequeno produtor deve ter uma área de cinco mil metros quadrados, além de acesso à água para irrigação.


Feiras orgânicas
A partir de setembro a prefeitura de Campo Grande, em convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), vai implantar feiras semanais de produtos orgânicos. Para implementar o projeto o MAPA liberou 125 mil reais. De acordo com Orany Rocha, a iniciativa busca “aumentar o consumo de produtos orgânicos junto à população da Capital”.


A venda de alimentos orgânicos na feira deve facilitar o escoamento dos produtos cultivados pelos pequenos agricultores rurais. “Nosso projeto é para comercializar os alimentos orgânicos das pequenas propriedades rurais e assentamentos que recebem assistência técnica da prefeitura”, esclarece o Superintendente de Agronegócios da Sedesc.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete