20.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Agraer promove a bacia leiteira de Itaquiraí

2009-07-28 01:05:00

Promover o desenvolvimento da pecuária leiteira no município de Itaquiraí. Este é o principal objetivo do projeto Itaqleite, lançado pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer).

Segundo o engenheiro agrônomo da Agraer de Itaquiraí, Paulo Machado Lobo, o projeto é desenvolvido basicamente em quatro etapas. Na primeira etapa é realizado um diagnóstico da propriedade do agricultor, para levantamento de dados e estabelecimento de metas a serem alcançadas a curto, médio e longo prazo.

Após o diagnóstico, o produtor passa por uma série de capacitações sobre temas relacionados à pecuária leiteira com o objetivo de conscientizá-los quanto aos investimentos necessários para melhorar a atividade.

O terceiro passo consiste na elaboração de um projeto para obtenção de recursos por meio do Pronaf e a quarta e última etapa consiste no monitoramento e na adequação da propriedade. “As propriedades que se destacarem nesta última etapa serão utilizadas para demonstração aos produtores interessados em participar do projeto”, comenta Lobo. O projeto Itaqleite conta com a participação de 150 produtores de Itaquiraí.

CAPACITAÇÃO- Com o objetivo de qualificar os estudantes da Escola Família Agrícola que atuam como estagiários do projeto, a Agraer promoveu de 20 a 24 de julho, um encontro técnico do Projeto Itaqleite.

Na programação do evento estão previstas palestras sobre solos, forrageiras, alimentação animal, melhoramento genético, inseminação artificial, crédito rural, sanidade animal, gestão e gerenciamento de propriedades leiteiras, aspectos sociais e ambientais da propriedade leiteira, entre outros assuntos.

Além dos estudantes da EFA, o evento contará também, com a participação de técnicos e lideranças de produtores rurais. O evento aconteceu na Escola Família Agrícola de Itaquiraí, com 25 participantes.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete