15.1 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Mapa promete R$ 40 mi contra aftosa em MS e 6 estados

2007-04-03 23:35:00

As ações de combate à febre terão investimento de cerca de R$ 40 milhões do governo federal. O reforço servirá para desencadear atividades de controle da doença em Mato Grosso do Sul, Acre, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rondônia.

Os secretários dos estados se reuniram nesta terça-feira, dia 3, com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes e receberam dele a promessa de empenho para liberação dos recursos. A expectativa é de que até o primeiro semestre o dinheiro seja transferido aos Estados, que hoje apresentaram planos de trabalho com as especificidades regionais e necessidades operacionais. A administração dos recursos será local com supervisão do Mapa.

O volume de recursos, ainda não foi completamente fechado, conforme o diretor do Departamento de Saúde Animal, da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, Jamil Gomes de Souza. Em entrevista à assessoria de imprensa do Mapa, o secretário de Agricultura de Minas Gerais, Gilman Rodrigues Viana, que também esteve no encontro, explicou que os recursos vão contribuir na vigilância na fronteira com o Paraguai, Argentina e Bolívia.

Porém, antes de transferir o reforço de caixa, o Mapa vai analisar os planos dos Estados para que as ações sejam harmonizadas. Por enquanto, a liberação do Exército para vigilância na faixa de fronteira está descartada.
Além dos Estados que receberam a promessa de recursos, participaram da reunião os secretários de Agricultura da Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Estes Estados já tiveram, ou ainda têm, status de livre de aftosa. Alguns deles têm partes de seus territórios estão localizados nas áreas de fronteira.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete