26.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Sem-Terra iniciam Abril Vermelho após Semana Santa

2007-04-02 17:56:00

 O Movimento dos Sem-Terra (MST) vai retomar as invasões de fazendas no Pontal do Paranapanema, extremo oeste do Estado, depois da Semana Santa. As ações fazem parte do "Abril Vermelho", mobilização nacional que lembra a morte de 19 sem-terra em confronto com a Polícia Militar, em Eldorado dos Carajás, ocorridas em abril de 1996. 
     
Além do latifúndio, as ações terão como alvo os órgãos ligados à reforma agrária no Estado de São Paulo, segundo o coordenador regional Valmir Ulisses Sebastião. "A reforma agrária no Pontal está parada porque o Estado não agiliza os assentamentos", reclamou. 
     
Ele disse que duas fazendas, a Porto Maria, no município de Rosana, e a Santo Expedito, em Mirante do Paranapanema, foram arrecadadas pelo Estado há três anos e as famílias ainda não foram assentadas. "O Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) alega que a demora é causada pelos órgãos do meio ambiente, mas nós não acreditamos."
     
     Segundo ele, na Porto Maria estão instaladas 174 famílias, mas só cabem 41. A Comissão de Seleção, presidida por um representante do Itesp, aprovou a transformação da área num assentamento emergencial, mas até agora o órgão não dividiu os lotes. "No emergencial, cada família ficaria com dois alqueires (4,8 hectares), o que amenizaria a situação, mas até agora nada foi feito." 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete