27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Famasul aponta risco de importar gado paraguaio

2009-05-25 19:03:00

A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) alerta para os riscos de importar gado em pé do Alto Paraguai, conforme prevê o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra (PSDB).

A entidade articula reunião com produtores rurais para discutir problemas de transporte e estrutura que inviabilizam a importação, apontados em estudo da instituição. O encontro é na quinta-feira (28/05), às 14 horas.

Em entrevista ao site Campo Grande News, Cintra revelou que viaja dia 29 a Assunção (PY), na intenção de fechar o acordo, que possibilitará a entrada de gado em pé ao Estado.

O prefeito destacou que a região do Alto Paraguai tem 150 mil animais e fica longe de Assunção, onde são abatidos. A intenção é que os animais abasteçam o Marfrig, que retomou hoje os abates.

De acordo com o presidente da Famasul, Ademar Silva Júnior, o Marfrig não tem desossa o que gera uma preocupação quanto à sanidade animal ainda maior para a pecuária brasileira. “A fronteira já sofre com os altos custos da produção pecuária e a movimentação de carne sem desossa pelo Estado de outro país gera uma preocupação não só para MS como também para o resto do País”, alertou Silva Junior.

Segundo a Famsul, o presidente do Sindicato Rural de Porto Murtinho, Italívio Coelho Neto, teme que a importação “gere expectativa de excesso de oferta e derrube os preços da arroba” em Porto Murtinho. “É perigoso também na questão da sanidade porque a faixa vizinha ao Alto Paraguai não está com a ZAV (Zona de Alta Vigilância]) concluída, não temos garantia de nada”, afirma Coelho Neto.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete