24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Mapa autoriza início do projeto inédito de rastreabilidade em MS

2009-05-22 16:54:00

Blindar definitivamente a sanidade animal de Mato Grosso do Sul – sem ônus para os produtores – é o cerne da proposta de rastreabilidade bovina do governador André Puccinelli, que recebeu aval do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), ReinholdStephanes. A liberação para o início efetivo dos estudos de campo do novo modelo inédito na pecuária brasileira, ocorreu ontem (quinta-feira 21), durante audiência em Brasília. 


A informação foi anunciada nesta manhã (22), pela secretária da Seprotur (Produção e Turismo), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, durante a abertura do evento que discute a “Cadeia Produtiva da Carne Bovina: da Produção a Comercialização”, promovido pela Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Novilho Precoce, na Capital.  

Ao lado do governador André Puccinelli durante a audiência em Brasília, Tereza Cristina revelou que o empenho pessoal do chefe do executivo estadual – que há dois anos encampou a proposta e trabalhou para assegurar que não houvesse custos aos produtores na implementação da nova rastreabilidade – foi decisivo para o aval positivo do Ministério da Agricultura.

Tereza também adiantou que um grupo multidisciplinar para a implementação experimental da proposta já esta sendo montado e contará com a participação da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), SFA/MS (Superintendência Federal de Agricultura do Estado), Iagro (Agência Estadual de Sanidade Animal e Vegetal), Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária do Estado), Sindicatos Rurais, Universidades e entidades de classe.

“Vamos discutir democraticamente todos os pontos desta proposta e temos pressa em que isso ocorra o quanto antes”, enfatizou. 

Fortalecer a cadeia
Outro ponto de destaque no discurso da secretária Tereza Cristina é a importância das associações de produtores em desenvolver e vencer os desafios da produção. Entre os avanços obtidos pelos representantes, destacou o empenho da Associação do Novilho Precoce em harmonizar o relacionamento com a indústria e varejo.

“Vivemos um novo momento, precisamos de novas idéias, a pecuária precisa mudar, e a associação mostra que é possível ir além”, elogiou.

Segundo o presidente da Associação do Novilho Precoce MS, Nédson Rodrigues, a intenção do evento é aproximar ainda mais os elos da cadeia produtiva, conduzindo a discussão de forma prática. “No relacionamento com nossos fornecedores, já há um bom entendimento, mas da indústria para frente ainda temos que aprimorar”. E ressaltou: “Com  a nossa cadeia mais organizada, podemos passar melhor pelos momentos de crise”.

Programação da tarde

Aberto a produtores, técnicos, representantes dos governos federal e estadual, além dos segmentos envolvidos, o evento da Novilho Precoce MS propõe uma discussão sobre os entraves que dificultam a comercialização do produto pecuário e busca alinhavar alternativas que possam contornar os gargalos do setor. 

13h30 – “A Visão do Produtor na Cadeia Produtiva e suas Sugestões” 
Nédson Rodrigues – Presidente Novilho Precoce MS

14h20 – Debate
Moderador do debate: Ezequiel Rodrigues do Valle – Diretor de Marketing da Novilho Precoce MS

14h50 – “O Papel do Frigorífico na Cadeia Produtiva como Elo de ligação Entre Produtor e Consumidor Final”
Cristiano Botelho – Ger. de Compras Contratuais do Frigorífico Bertin
Celso Affonso Filho – Ger. de Derivativos Agropecuários do Frigorífico Bertin
15h40 – Debate


Moderador do debate: Ezequiel Rodrigues do Valle – Diretor de Marketing da Novilho Precoce MS

16h10 – Intervalo
16h30 – “Mercado Europeu: Oportunidades e Ameaças”
Paulo Gustavo Schmitz – Representante da Trading Vion no Brasil
17h20 – Debate 
Moderador do debate: Ezequiel Rodrigues do Valle – Diretor de Marketing da Novilho Precoce MS

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete