27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vacinação contra aftosa começa sexta em 19 estados

2009-04-28 17:23:00

Bovídeos de 19 estados e do Distrito Federal começam a ser imunizados contra a febre aftosa, a partir da próxima sexta-feira (1º), na primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a doença de 2009.

Em maio, receberão a imunização os rebanhos do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal. No Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná serão imunizados apenas os bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade.


Na primeira etapa do ano passado, foram vacinados 149.564.596 bovídeos. Até o final do ano, a meta é aplicar em torno de 390 milhões de doses de vacinas nas duas etapas de vacinação, em todo o Brasil. Além de imunizar o rebanho, os produtores rurais também devem comprovar a vacinação, nas agências de defesa agropecuária dos estados.

Calendário/MS


* Em Mato Grosso do Sul, as propriedades, localizadas na região do Pantanal, têm a opção de vacinar todo o rebanho ou em maio/junho (01/05 a 15/06) ou em novembro/dezembro (01/11 a 15/12).

A zona de Alta Vigilância do Mato Grosso do Sul vacina todo o rebanho bovino e bubalino no período de 1º de abril a 15 de maio e de 1º de outubro a 15 de novembro.

** Em Mato Grosso, as propriedades pantaneiras realizam vacinação anual de todo o rebanho no mês de novembro.

Confira o calendário completo da Campanha Nacional de Vacinação de Febre Aftosa 2009, no site: www.agricultura.gov.br (Mapa)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete