21.8 C
Amambai
sábado, 27 de abril de 2024

Perdas podem levar Amambai a decretar “emergência”

2009-04-27 22:28:00

Vilson Nascimento

A falta de chuva que provocou perdas na safra de soja e agora afeta o milho e as pastagens, pode levar o município de Amambai a decretar “estado de emergência”.

Segundo o Sindicato Rural local, a seca é generalizada, mas tem regiões do município que a situação é ainda mais grave, não cai uma gota de chupa há a mais de 100 dias, provocando perdas praticamente total nas lavouras de milho safrinha e enfraquecendo as pastagens que, mesmo que comece a chover com frequencia nos próximos dias, o que não tem previsão de acontecer, não terá tempo hábil para se recuperar até o período de inverno que se aproxima.

Situação é critica, diz Sindicato Rural

Segundo o Sindicato Rural de Amambai, que na semana passada reuniu produtores e empresas que prestam assistências técnica no campo para avaliar o impacto da “seca”, a falta de chuva já provocou enormes prejuízos para o agronegócio em todo o município de Amambai e a cada dia que passa, a estiagem vem causando mais prejuízos no campo.

“Não queríamos chegar ao ponto de buscar apoio do Poder Público para que seja decretado estado de emergência por sabermos que isso é ruim para o município, mas as circunstâncias não nos deixaram outro caminho”, disse o presidente do Sindicato Rural de Amambai, Christiano Bortolotto.

Câmara pede decreto de emergência

De posse do relatório encaminhado à casa de leis pela direção do Sindicato Rural, ressaltando o grave impacto que a estiagem provocou na produção agropecuária do município, afetando diretamente a safra de verão 2008/2009, o vice-presidente da Câmara, vereador Cristino Toledo (PDT), encaminhou indicação, que foi assinado por todos os demais vereadores que fazem parte da atual legislatura em Amambai, ao prefeito Dirceu Lanzarini (PR), pedindo a criação de uma comissão para avaliação e elaboração de laudos técnicos visando o decreto e de situação e estado de emergência no município de Amambai.

Com o decreto de estado de emergência, comprovando as pernas, principalmente nas lavouras, os produtores rurais afetados terão respaldo para buscar renegociações de contratos e financiamentos contraídos junto às instituições financeiras para o custeio da safra.

No dia 5 do mês que vem, uma terça-feira, o Sindicato Rural de Amambai promoverá uma reunião com a direção do Banco do Brasil, principal financiador do agronegócio no município, para discutir sobre a crise instalada mo agronegócio por conta da estiagem prolongada nesse início de ano em Amambai.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete