15.1 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

OMS sabia dos casos de gripe suína desde abril, diz jornal

2009-04-27 14:11:00

Uma empresa americana de biovigilância alertou a Organização Mundial de Saúde (OMS) no último dia 2 sobre novos casos de gripe suína em uma região de granjas na comunidade de La Gloria, no Estado mexicano de Veracruz, informa o jornal online "Reforma".

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A e que tem sintomas similares ao de uma gripe comum –febre, dor de cabeça, tosse, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal, mas com vômitos e diarreia mais severos.

Segundo a publicação, a empresa Veratect registrou que, nos últimos dias do mês de março, cerca de 60% da população local, 3.000 habitantes, apresentavam sintomas fortes de gripe e pneumonia.

O alerta emitido pela empresa informava ainda que cerca de 400 pessoas foram atendidas pelos serviços médicos, segundo o jornal.

James Wilson, chefe científico da Veratect, afirmou em entrevista ao jornal que declarou o alerta em Gloria nos primeiros dias de abril.

"Nós compartilhamos esta informação com a OMS. O que fazemos é advertir de um problema potencial", disse Wilson, acrescentando que cabe às autoridades locais verificar se há efetivamente a epidemia.

O México é o epicentro do surto de gripe suína e o único país, até o momento, onde foram confirmadas mortes pela doença. O ministro de Saúde do México, José Ángel Córdova Villalobos, anunciou neste domingo que há ao menos 103 mortes por suspeita de gripe suína no país. As mortes confirmadas, contudo, são 22. O ministro disse ainda que há 1.614 pessoas infectadas.

No Brasil, um gabinete criado pelo governo federal contra a gripe suína divulgou nota neste domingo um comunicado no qual descarta evidências de circulação do vírus no país.

Os EUA já confirmaram 20 casos de contaminação pelo vírus e declararam estado de emergência sanitária no país. No Canadá, há sete casos confirmados da doença.

A Espanha confirmou nesta segunda-feira o primeiro caso da doença no país, ampliando os temores de que a epidemia chegue ao continente europeu. Segundo a ministra de Saúde do país, Trinidad Jiménez, o paciente visitou o México recentemente e está sendo atendido de acordo com os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Há ainda suspeitas de 13 pessoas infectadas na Nova Zelândia –estudantes e professores que voltaram de viagem recente ao México– e duas em Israel.

O ministério francês da Saúde confirmou nesta segunda-feira que o país não tem nenhum caso suspeito de gripe suína, já que o último dos quatro casos investigados neste domingo apresentou resultado negativo.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete