15.1 C
Amambai
quarta-feira, 17 de abril de 2024

Ministério diz que não há casos de gripe suína no Brasil

2009-04-26 19:02:00

O gabinete criado pelo governo federal contra a gripe suína divulgou nota neste domingo informando que foram descartadas evidências de circulação do vírus no país.

O Ministério da Saúde confirmou que a Secretaria de Saúde de São Paulo chegou a notificar o governo sobre a suspeita de que dois brasileiros que chegaram de uma recente viagem ao México apresentaram sintomas de gripe. Mas, segundo a nota, as análises iniciais indicam que os sintomas não estão relacionados com a gripe suína.

"O dois casos estão sendo investigados para identificar a causa do quadro clínico, mas não atendem à definição de caso suspeito de influenza suína por não apresentarem sinais e sintomas compatíveis com a doença: febre acima de 39ºC, acompanhada de tosse e/ou dores de cabeça, musculares e nas articulações", diz o documento.

A nota destaca ainda que no Brasil não há suspeita ou registro de gripe suína causada pelo mesmo agente identificado nas áreas afetadas e que "o consumo de produtos de origem suína não representa risco à saúde das pessoas".

O governo também determinou a ampliação dos mecanismos de defesa contra a doença, especialmente nos aeroportos brasileiros, com monitoramento permanente dos passageiros procedentes das áreas afetadas, especialmente México e Estados Unidos.

"A Declaração de Bagagem Acompanhada, documento de preenchimento obrigatório, está sendo retida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para eventual busca de contatos se for detectado caso suspeito. O documento contém informações relativas à saúde do viajante", afirma.

O governo informa que começou neste domingo uma campanha direcionada aos aeroportos internacionais de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Manaus e Fortaleza. Estão sendo reproduzidos avisos sonoros contendo informações sobre sinais e sintomas e orientações aos viajantes.

O gabinete é formado por representantes do Ministério da Saúde, da Anvisa e do Ministério da Agricultura. As reuniões vão ser feitas todos os dias para acompanhar a evolução dos casos de gripe suína.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 17 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete