22.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

BC pode anunciar medidas para desburocratizar crédito rural

2009-04-07 12:18:00

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realizará nesta terça-feira (7) nova audiência pública para discutir a antecipação do Plano Safra para o período 2009/2010 . A expectativa entre os senadores é que sejam anunciadas novas medidas para desburocratizar a liberação do crédito rural.  Técnicos do Banco Central passaram os últimos dias avaliando a sugestão da CRA de transformar em uma regra obrigatória – a resolução do BC nº 2682 – que orienta as instituições financeiras a manter, e não a rebaixar automaticamente, a classificação de risco das operações de crédito rural renegociadas por iniciativa do governo.

A medida é defendida pelo presidente da Comissão de Agricultura, senador Valter Pereira (PMDB/MS). “Com este pequeno gesto, o Governo Federal pode elevar a oferta de crédito bancário ao setor agropecuário, já que haveria menos necessidade de manter grandes reservas contra riscos de calotes. Hoje, a maior preocupação dos produtores não é aumentar o volume de créditos mas como conseguir estar adimplente para contrair um empréstimo novo”, ressaltou.

O novo debate, conforme requerimento apresentado pela senadora Kátia Abreu (DEM/TO), tem também por finalidade discutir o endividamento do setor agrícola no Brasil e o Plano Safra – conjunto de políticas públicas do Poder Executivo destinadas ao agronegócio – que prevê a liberação de até R$ 100 bilhões para o biênio 2009/2010. Estão confirmadas as presenças do Diretor de programas do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt, do Diretor de Fiscalização do Banco Central, Alvir Alberto Hoffman,  do secretário de Política Agrícola da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Antoninho Rovaris e da senadora Kátia Abreu como presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O vice-Presidente de Crédito do Banco do Brasil, Adésio de Almeida Lima foi convidado, mas mandará representante.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete