21.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Aquisição de fazenda em MS é aprovada para reforma agrária

2009-04-01 14:49:00

O Superintendência do Incra em Mato Grosso do Sul realizou, na sexta-feira (27), a segunda audiência pública referente à aquisição de áreas a serem destinadas à reforma agrária no estado. Realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Bandeirantes, o evento reuniu agricultores familiares e outros produtores que podem ser beneficiados com a obtenção do imóvel rural por parte da autarquia. Após a exposição do engenheiro agrônomo e técnico do Incra/MS, Augusto Pinedo Zottos, os participantes da audiência aprovaram, por unanimidade, a proposta de compra da fazenda Matão, objeto da consulta popular.

A fazenda Matão tem 1.064 hectares e poderá ser transformada no primeiro Projeto de Assentamento (PA) do Incra no município de Bandeirantes. A área tem capacidade para beneficiar cerca de 50 famílias.

Além da proximidade com a sede do município de Bandeirantes, a 26 quilômetros, a fazenda Matão conta com sistema completo de distribuição de água, o que pode favorecer a agricultura de irrigação. Sua área plana e levemente ondulada está formada com vistas à criação de gado, mas oferece condições, ainda, para o cultivo de milho, feijão, mandioca, hortaliças e frutas.

“De matão a área não tem nada. Está prontinha para produzir”, afirma com entusiasmo o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetagri), Geraldo Teixeira de Almeida.

O presidente da Câmara de Vereadores, Gelson Guimarães, disse que a implantação de assentamentos em Bandeirantes é bem vinda. “Nossa população está encolhendo. Há, atualmente, uma defasagem de 700 pessoas. Bandeirantes conta, hoje, com apenas 5.888 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2007”, pondera o vereador.

O superintendente regional do Incra, Flodoaldo Alves de Alencar, lembrou que a economia do município vai se beneficiar dos investimentos da autarquia. “A liberação dos créditos Apoio Inicial, Habitação e Fomento chegam a R$ 19.200,00, por família. Esses recursos representam R$ 960 mil a mais circulando no município”, afirmou Flodoaldo.

Esta foi a segunda audiência realizada em 2009. A primeira ocorreu em fevereiro, no município de Terenos, quando os participantes aprovaram, por unanimidade, a aquisição de três imóveis em áreas contíguas: Fujita, Towata e Suenaga. As propriedades perfazem um total de 4.600 hectares e possuem capacidade para o assentamento de 250 famílias. A meta do Incra é assentar 2 mil famílias este ano.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete