21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Iagro inicia hoje a vacinação contra Aftosa na ZAV

2009-04-01 07:05:00

Os pecuaristas que tem propriedade na Zona de Alta Vigilância (ZAV) começam a vacinar o rebanho no dia de hoje, 1º de abril. O calendário de vacinação foi atualizado pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). 

Tal como no ano passado, o período de vacinação foi antecipado, o que não implica em prejuízos com leilões, abates e exportação. A vacinação na Zona de Alta Vigilância seguirá até 30 de abril, sendo que nesta região a aplicação das doses contra a febre aftosa é feita pelos técnicos da Iagro nos animais de mamando a caducando. 
 
A segunda etapa de vacinação da ZAV será realizada de 1º de outubro a 15 de novembro, também em animais de todas as idades. Os pecuaristas que estão no Pantanal e acabam compreendidos pela ZAV deverão vacinar, obrigatoriamente em abril e outubro. 

No Pantanal, a aplicação da vacina contra febre aftosa vai de 1º de maio a 15 de junho, para quem fez opção por maio, ou de 1º de novembro a 15 de dezembro, para os pecuaristas que optaram pelo penúltimo mês do ano. Em ambas situações, deverá ser vacinado o rebanho de mamando a caducando. 

Em julho de 2008, Mato Grosso do Sul recuperou o status de área livre da febre aftosa, certificado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O rebanho do Estado é estimado em 22 milhões de cabeças de gado.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete