26.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Simpósio sobre café vai debater inovações mudanças climáticas

2009-02-25 07:11:00

Cerca de mil pessoas, entre estudantes, especialistas e produtores irão participar do VI Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, que acontece no período de 2 a 5 de junho de 2009, no Centro de Convenções de Vitória, ES.

O evento, que acontece a cada dois anos, terá como tema, nesta edição, Inovação Científica, Competitividade e Mudanças Climáticas e deverá contar com a apresentação de mais de 400 trabalhos científicos, sete palestras e três mesas redondas, além de oito mini-cursos e a visita a duas empresas da região de Vitória ligadas ao agronegócio café.

Para acessar todas as informações relativas ao VI Simpósio, foi disponibilizado aos interessados um site (http://www.simposiocafe.sapc.embrapa.br/) que, além de conter todas as informações sobre o evento, possibilita ainda o envio de resumos expandidos dos trabalhos científicos.

O evento, promovido pelo Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café) e pela Embrapa Café, é voltado a pesquisadores, técnicos, professores, estudantes universitários, extensionistas, lideranças de associações e cooperativas, empresários, produtores agrícolas e a todos os interessados no desenvolvimento do agronegócio café, imprensa especializada e comunidade em geral.

Focos temáticos de pesquisa

Uma novidade nessa edição do Simpósio é que os trabalhos serão apresentados em grupos formados a partir dos focos temáticos da pesquisa e não mais com base nos Núcleos de Pesquisa do Consórcio.

Os participantes poderão escolher entre os seguintes focos temáticos: agregação de qualidade ao produto; alternativas para a cafeicultura familiar; ampliação da base de conhecimento; aperfeiçoamento dos processos industriais e novos produtos; café e saúde; cafeicultura irrigada; diagnóstico e informação para formulação de estratégias e políticas; difusão e transferência de conhecimentos, tecnologias e informações; melhoria dos processos de colheita e pós-colheita; organização do conhecimento e da documentação cafeeira; otimização dos sistemas de cultivo; preservação ambiental e desenvolvimento econômico e social; riscos físicos, químicos e biológicos à cafeicultura; sistemas agroecológicos ou orgânicos; usos alternativos para resíduos e subprodutos do café.

O VI Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil tem como objetivos promover ampla discussão entre a comunidade científica e os representantes dos diversos setores da cadeia do café sobre os conceitos de produção e outros temas relacionados ao agronegócio café, visando garantir o aumento da competitividade do produto e à sustentabilidade do agronegócio.

Outro importante objetivo do evento é incentivar a integração entre os vários segmentos da pesquisa cafeeira, visando superar barreiras e proporcionar o aprimoramento na cadeia do café. Por isso, o período marcado para a realização do evento este ano coincide com o de abertura dos editais para a proposição de projetos de pesquisa, o que possibilitará a integração das equipes para a formulação de novos projetos em rede, envolvendo instituições de pesquisa de várias regiões brasileiras.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete