33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Falta de chuva derruba safra de grãos em MS e no Brasil

2009-02-06 10:17:00

  Agência Brasil/CBJr.


 A falta de chuva em algumas áreas do país, principalmente em Mato Grosso do Sul e nos estados da Região Sul, que apresentam estiagem há pelo menos três meses, é tida uma dos principais responsáveis pela queda na produção nacional de grãos, informou nesta quinta-feira a Agência Brasil.


Aqui em MS, segundo dados apurados por autoridades agrícolas, nesta safra deve ser colhidas algo em torno de 4 milhões de toneladas do grão, volume perto de 500 mil toneladas a menos do que o plantio registrado no ano passado.


O quinto levantamento da safra 2008/2009, divulgado nesta quinta-feira pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima uma colheita de 134,6 milhões de toneladas de grãos, uma redução de 6,5% comparado ao ciclo anterior, que foi de 144,1 milhões de toneladas.


Em relação à última pesquisa, divulgada em janeiro e que previa 137 milhões de toneladas, a queda foi de 1,7%.


Apesar da queda na produção total maior do que a esperada anteriormente, alimentos básicos como arroz e feijão devem ter crescimento. Segundo a Conab, a colheita de feijão crescerá 1,9%, passando de 3,521 para 3,588 milhões de toneladas. O arroz subirá de 12 para 12,356 milhões de toneladas, 2,5% de aumento.


A justificativa são os preços atrativos do feijão na época do plantio e o grande volume de arroz cultivado em áreas irrigadas, fazendo com que o clima afete pouco essa cultura.


Já o milho e a soja, culturas com maior volume de produção, sofreram mais com a ausência de chuva e terão queda significativa.


A produção de milho deve cair de 58,6 milhões de toneladas – registradas na última safra – para 50,3 milhões nesta, redução de 14,2%. A soja cairá um pouco menos, 4,7%, passando de 60 milhões para 57,2 milhões de toneladas.


Segundo o presidente da Conab, Wagner Rossi, a queda na produção, porém, não afetará o abastecimento interno. “Apesar da diminuição, a produção atual é a segunda maior da história e se mantém em um patamar confortável, não comprometendo o abastecimento”, afirmou em nota da estatal.


Esta edição da pesquisa foi feita com representantes de entidades rurais do Centro-Sul do país e de estados como Piauí, Maranhão, Bahia, Rondônia e Tocantin, por 52 técnicos da Conab. Eles também verificaram que a área plantada nessa safra cresceu 0,9% em relação ao ciclo anterior, passando de 47,4 milhões para 47,8 milhões de hectares.


As culturas que mais se expandiram em área foram trigo, feijão, soja e arroz. Algodão e milho, com redução de 20% e 3%, foram as que mais encolheram.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete