21.3 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Missão Européia faz nova inspeção em MS

2009-01-22 14:08:00

Como parte da retomada irrestrita da importação de carne bovina brasileira pela União Européia, técnicos do bloco inspecionam a qualidade da pecuária de cinco estados. Os trabalhos foram iniciados, nesta quinta-feira (22) em Mato Grosso do Sul, com a visita de dois veterinários europeus .

Na terça-feira (27), outra comissão da Europa chega ao Estado para visitar duas propriedades e um frigorífico.

Na manhã de hoje, a comissão – formada pelos veterinários Benoit Sauveroche (francês) e George Czifra (húngaro) – assiste à apresentação da SFA (Superintendência Federal de Agricultura) sobre o sistema de rastreamento do rebanho de Mato Grosso do Sul. A apresentação é realizada no auditório da SFA e deve se estender até o meio-dia.

À tarde, os europeus visitam o laboratório da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e seguem para Caracol, situado na ZAV (Zona de Alta Vigilância). A diretora técnica da SFA Juliana Fernandes, que atendeu à imprensa, não soube explicar a razão da escolha de Caracol. “Eles [os técnicos europeus] que fazem o roteiro”, justificou-se.

Nenhuma propriedade será visitada por esses técnicos. Em Caracol, eles se preocupam com a inspeção da infra-estrutura relacionada com a cadeia produtiva da carne bovina. Serão avaliadas, por exemplo, as condições das estradas e os postos de controle.

A comissão deve deixar Mato Grosso do Sul no sábado (24). No roteiro dos técnicos da Europa, também constam São Paulo, Pernambuco, Bahia e Ceará. A visita está programada para se encerrar no dia 2 de fevereiro. Alessandra Carvalho Benoit Sauveroche (francês) e George Czifra (húngaro)

Na terça-feira, chega a Mato Grosso do Sul outros três técnicos europeus: Andre Evers (belga), Waltraud Demel (alemão) e Júlia Lopez Soriano (espanhola). Eles vêm com a missão de inspecionar as duas fazendas – Primavera, em Campo Grande, e União, em Três Lagoas – e o frigorífico Bertin, em Naviraí.

Em setembro do ano passado, a União Européia anunciou a disposição em voltar a comprar carne bovina de Mato Grosso do Sul. Com isso, o Estado voltou a ser habilitado para exportar o produto a 27 países da União Européia. A suspensão das vendas para esse mercado foi provocada pelos episódios da aftosa, ocorrido em 2005.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete