24 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Chuvas podem favorecer surgimento da ferrugem da soja

2009-01-09 11:44:00

 O aparecimento da ferrugem asiática da soja nas lavouras pode ser favorecido pela chuva ocorrida entre os dias 31 de dezembro e 3 de janeiro, em Dourados/MS.

O Consórcio Antiferrugem da Embrapa registrou, até a terça-feira (6), dois focos de ferrugem asiática da soja em Mato Grosso do Sul: um em Aral Moreira e outro em Chapadão do Sul. No mesmo período da safra passada, 59 focos foram comunicados ao sistema de alerta do Consórcio. 

“Considerando que o fungo está amplamente disseminado e que o ciclo da doença, desde a infecção até a liberação de esporos, dura em torno de seis a nove dias, dependendo das condições climáticas, é possível que, a partir do próximo fim de semana os sintomas da ferrugem sejam observados na região”, alerta o fitopatologista da Embrapa Agropecuária Oeste em Dourados/ MS, Alexandre Roese. 

O pesquisador explica que a relação entre chuva e doença é muito forte, pois o fungo causador precisa de água livre sobre as folhas para iniciar o processo de germinação dos esporos, infecção e desenvolvimento da praga. Por isso a falta de chuvas no estado ajuda a explicar a pequena quantidade de focos da doença detectados. 

Segundo ele, antes de tomar qualquer decisão sobre o uso de fungicidas, o produtor rural deve considerar, além da ocorrência da ferrugem, as condições climáticas e a situação da lavoura. “É preciso analisar se vale a pena investir na lavoura, dependendo dos prejuízos já causados pela estiagem”, aconselha. 

Ferrugem da soja – A ferrugem da soja é uma doença que exige muita atenção do produtor e a única forma de controle é a aplicação de fungicidas. De acordo com Roese, para que a aplicação seja eficiente é necessário vistoriar a lavoura frequentemente e intensificar esta prática após o florescimento da soja, quando as chances de ocorrência da praga são maiores. 

O fitopatologista recomenda vistoria das lavouras, pelo menos, de duas a três vezes por semana. “Na aplicação, é necessário observar as regulagens dos equipamentos de pulverização, as condições climáticas do momento, o volume de calda e o tamanho de gotas, além das recomendações dos fabricantes de fungicidas”, ressaltou.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete