22.6 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Negócios só serão fechados após colheita

2009-01-07 16:49:00

Mais do que em anos anteriores, a sazonalidade da soja terá um efeito negativo sobre os preços da oleaginosa no primeiro trimestre de 2009. Diante da falta de crédito e das incertezas sobre a economia mundial, as tradings reduziram as compras antecipadas e irão fechar a maior parte dos negócios no mercado à vista, quando a safra estiver colhida e a oferta da oleaginosa for maior, motivo esse para pressionar ainda mais os preços.

Levantamentos das principais consultorias do setor indicam que a comercialização antecipada de soja está muito inferior ao volume negociado no mesmo período do ano passado e também à média dos anos anteriores. Dados da Céleres Consultoria, por exemplo, mostram que apenas 22% da safra nacional já foi comprometida. No mesmo período do ano passado, 35% da safra havia sido negociada, enquanto na média dos últimos cinco anos para meados de dezembro o percentual de venda é de 32%.

Em números, o levantamento da consultoria indica que foram negociadas 12,9 milhões das 58,8 milhões de toneladas que o Brasil deve colher na safra 2008/09. No mesmo período do ano passado, o volume foi de 21 milhões de toneladas. Se a diferença entre a comercialização das duas safras se mantiver até o início da colheita haverá 8 milhões de toneladas a mais no mercado, o que pode depreciar as cotações no início do ano.

Essa, inclusive, é uma preocupação do próprio governo. Em recente entrevista à Agência Estado, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse que o Poder Executivo vai apoiar a comercialização e usar as ferramentas disponíveis para manter os preços e aproveitar para recompor os estoques públicos.

O ministro lembrou que a Pasta tem R$ 4 bilhões do orçamento para apoiar a comercialização da safra que será colhida, mas ele ressaltou que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, tem a orientação do presidente Luis Inácio Lula da Silva de garantir que não faltem recursos. "Não podemos discutir se faltará dinheiro. Temos que tomar as medidas necessárias para apoiar a comercialização", disse.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete