32.8 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Soja será plantada em 1,3 milhão de hectares em MS

2009-01-06 13:07:00

Uma das principais culturas que impulsionam a economia de Mato Grosso do Sul passa por um momento delicado no começo de 2009. A falta de chuvas na região Sul do Estado tem comprometido as lavouras de soja nas proximidades de Dourados. Com isso, a produtividade deve ficar abaixo do esperado.


De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso do Sul terá 1.689.080 hectares utilizados na produção de soja. Desse total, 83% foram cadastrados no sistema da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), totalizando 1.356.476 hectares cadastrados.


A data para cadastramento foi até 15 de dezembro, excepcionalmente no ano passado. A partir de 2009, a data fica fixa em 30 de novembro. Alguns produtores que não cadastraram suas propriedades já procuraram a área de gestão vegetal da Iagro para solicitar o cadastramento após o fechamento do sistema, que foi aberto em 1° de setembro de 2008.


No requerimento, encaminhado à diretoria da Iagro, o produtor solicita o cadastramento, enviando anexos os dados da propriedade, como quantidade de hectares, culturas utilizadas, entre outras informações.


“Todos os casos serão analisados e os produtores serão comunicados da decisão. Entretanto, alertamos para os produtores não deixarem de cadastrar, pois a falta de cadastro pode resultar em multas no período de vazio sanitário da soja”, alerta Glaucy Ortiz, gestora de defesa sanitária vegetal.


Em 2008, o não cadastramento das áreas de plantio da soja resultou em 249 multas, das 383 aplicadas durante a fiscalização no vazio sanitário da soja. Ao todo, foram visitadas 4.603 áreas de plantio (que podem ser na mesma propriedade), em um total de 1.055.192 hectares, percorridos em 58 municípios.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete