19.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Sancionada lei de incentivo ao turismo rural em MS

2008-12-23 12:58:00

Publicada no Diário Oficial de hoje a sanção do governador André Puccinelli à lei 3.609 de 19 de dezembro de 2008, que institui a Política Estadual de Fomento ao Turismo Rural em Mato Grosso do Sul. A medida, que já está em vigor, tem como finalidade promover ações que contribuam para o planejamento e para o incentivo do turismo rural.

Entre os seus objetivos está viabilizar instrumentos de produção de renda, para que se consiga garantir a permanência da população que vive no campo. Abrange ainda a valorização dos produtos rurais e o estímulo ao contato direto entre o produtor e o consumidor final.

A lei visa também à promoção do conhecimento e da compreensão sobre o meio ambiente, com foco em sua conservação e no seu uso racional; a valorização e resgate do artesanato regional, da cultura da família do campo e dos eventos típicos de meio rural; e a troca de valores culturais entre o campo e a cidade.

De acordo com lei, a Política de Fomento está comprometida com um turismo ambientalmente sustentável, de valorização da atividade rural e diversificação dos negócios dessa atividade. Inclui também a preservação das raízes, hábitos e costumes que formam a cultura local.

As ações que propostas pela política de incentivo serão norteadas por um Plano Estadual, que reúne informações, diagnósticos e metas para estimular o turismo; um Sistema Estadual, com agentes que irão executar as políticas definidas; e um Fundo Estadual, com recursos financeiros para reunir e canalizar recursos para o turismo rural no Estado.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete