27.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Arroba do boi cai, mas não chega aos consumidores

2008-12-09 18:42:00

Mesmo com queda no preço pagado pelos frigoríficos aos produtores o preço da carne não tem chegado ao consumidor, é o que a Famasul (Federação Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) tem constatado. Segundo Adriana Mascarenhas, economista da entidade, desde o início de novembro o preço da arroba do boi tem caído. “Esta trajetória acentuou-se ainda mais no início de dezembro”, revela.

Em outubro, mês em que o gado atingiu seu maior preço no ano, a arroba estava sendo vendida a R$ 86,19. Nesta semana, o valor médio está em R$ 78,81, segundo dados da Famasul, uma queda de 21,19% em dois meses.

A economista sugere que o MPC (Ministério Público do Consumidor) investigue o porquê a baixa dos preços ainda não chegou às prateleiras dos supermercados. “E intrigante fato do preço da arroba do boi estar caindo desta forma e os preços continuarem os mesmos”.

O MPC disse que até o momento não há nenhuma denúncia a respeito do assunto. Mas, acaso haja, será instaurado um processo investigatório preliminar e, se for o caso, entrará na Justiça com uma Ação Civil Pública.

Os Fazendeiros – Por outro lado, a queda do preço da arroba também preocupa os produtores. Dezembro é o mês em que o consumo está bastante aquecido, por conta do 13º salário e das festas de fim de ano, porém alguns frigoríficos do Estado, segundo a economista, estão reclamando de uma queda nas vendas e até de estoque encalhado. “Isso força os frigoríficos a pagarem menos aos produtores”, disse.

Outro fator apontado como potencial causa causador da queda é a crise internacional e a baixa do consumo interno. “O que estamos observando é que a diminuição da exportação de carne bovina, e um desaquecimento no consumo interno”, comentou.

A colocação do gado confinado no fim da entressafra também estaria ajudando a derrubada da arroba. “O gado de confinamento é usado no período de seca, quando o boi criado à pasto perde muito peso. Mas identificamos que este gado de confinamento ainda está sendo abatido depois do período de entressafra”, esclarece Adrana lembrando que no momento é difícil uma análise precisa.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete