33.8 C
Amambai
quarta-feira, 1 de maio de 2024

Produtor de soja diz que crise pode afetar safra em 2009

2008-12-05 13:19:00

A falta de crédito para os produtores brasileiros provavelmente afetará a produção de soja no próximo ano, afirmou o principal produtor mundial da oleoginosa na quinta-feira, Blairo Maggi.

"Será desafiador para os agricultores manterem a produção nos atuais níveis, especialmente se não tiverem acesso ao crédito para comprar fertilizantes e outros materiais antes do cultivo da próxima safra", Maggi, que tem o controle acionário da Amaggi, a maior produtora global de soja.

"Se (o acesso ao financiamento) não voltar para os produtores até maio, do ano que vem, então nós teremos problemas. Sérios problemas", declarou Maggi em uma entrevista.

"Até onde sabemos, nós não iremos aumentar a produção nos próximos anos. Nós estamos tentando trabalhar para manter a mesma quantidade de soja que temos hoje em dia", explicou ele, que também é governador do Estado do Mato Grosso.

No começo desta semana, a consultoria Celeres previu a safra brasileira da oleoginosa em 2008/09, que está atualmente sendo semeada, em 59,4 milhões de toneladas.

A estimativa ficou abaixo da última projeção feita pelo Departmento de Agricultura dos EUA (USDA) de 60 milhões de toneladas e da produção recorde de 61 milhões de toneladas verificada em 2008. O USDA deve atualizar sua estimativa na semana que vem.

De acordo com a Celeres, existe a possibilidade, mas irá depender em grande parte das condições climáticas durante a temporada de cultivo, afirmou Ricardo Arioli, vice-presidente de um grupo de produtores de soja no Mato Grosso.

"Neste ano, apesar do fato de que os preços dos fertilizantes subiram e o mercado tem recuado a cada dia, a área de soja foi plantada", completou Arioli.

Os agricultores utilizaram menos fertilizantes neste ano e a produtividade pode cair, disse Maggi, acrescentando que a demanda mundial também era incerta devido à recessão econômica.

"Nós achamos que, no próximo ano, nós teremos problemas com financiamento", disse Arioli, avaliando que o crédito dos bancos internacionais para o comércio de grãos se tornou mais difícil de ser encontrado.

O governo do Brasil fornece 30% da necessidade de financiamento para plantio de safras, destacou ele.

Maggi e Arioli estavam em Washington para promover os esforços dos produtores brasileiros em prol da conservação da floresta Amazônica.
"Nós não temos o direito de condenar os moradores da área à pobreza eterna", disse Maggi.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 30 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete