20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Abates sanitários no Cone Sul atinge 21 mil cabeças

2007-03-19 11:19:00

O abate de gado reagente ao vírus da febre aftosa nos municípios Eldorado, Japorã e Mundo Novo já soma 21 mil animais, conforme informações da secretária estadual de Produção, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias. De acordo com ela, a meta é sacrificar de 26 a 30 mil animais dos 150 mil bovinos existentes na região.

Segundo a secretária, com o término dos abates, continua o processo de vigilância, barreiras, verificação do gado e a contagem do rebanho. Ela ressaltou que o governo do Estado está estudando, juntamente com o Mapa (Ministérios de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), uma forma de rastrear os 120 mil animais que existem na região, mas ainda não tem estimativa de custo e de quanto o governo federal poderá colaborar com os produtores.

Tereza Cristina ressalta que tudo deve estar pronto antes do início da segunda etapa de vacinação em maio deste ano. O Estado aguarda o reconhecimento de área livre de aftosa com vacinação da febre aftosa da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal).

Na quinta-feira, o governador André Puccinelli (PMDB) esteve reunido em Brasília (DF) com o secretário executivo do Mapa para tentar a liberação de pelo menos R$ 36 milhões dos R$ 80 milhões solicitados para o combate à aftosa em Mato Grosso do Sul.

O governo do Estado tem 15 dias para ressarcir os produtores que tiveram os animais sacrificados pelo abate. O Mapa deve analisar a proposta de liberação em caráter emergencial.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete