19.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Ministério desconhece restrições Russa à carne Brasileira

2007-03-17 14:48:00

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) reagiu com surpresa à informação de que a Rússia pode interromper a importação de carnes brasileiras por causa de preocupações relacionadas à área veterinária e da saúde. “Oficialmente, não recebemos nenhum comunicado”, afirmou o coordenador-geral de Programas Especiais do Mapa, Ari Crespim, tranquilizando o mercado brasileiro de carne bovina.

Segundo ele, os russos reclamaram meses atrás da falsificação do CSI (Certificado Sanitário Internacional). “Para tanto, propusemos, e a Rússia aceitou, a criação de um grupo de trabalho para estudar a implantação da certificação eletrônica, a fim de combater a fraude. Por isso, estranho essa notícia.”

O coordenador-geral de Programa Especiais lembrou também que há cerca de quatro meses o Mapa tomou outra medida para coibir a fraude. “Passamos a emitir um relatório quinzenal à Rússia com a relação de certificados sanitários referentes às exportações de carne para aquele mercado. No documento, consta o número do CSI e o nome do estabelecimento exportador.”

A falsificação, assinala Crespim, ocorre porque produto brasileiro, por sua qualidade e sanidade, tem um conceito muito bom no exterior. “A busca de solução para esse problema não é um assunto só nosso. Por isso, propusemos à Rússia a criação de um grupo de trabalho para encontrar uma forma de desenvolver um sistema eletrônico compatível que possa ser utilizado pelos dois países”, ressaltou Crespim.

A idéia, prosseguiu, é colocar esses documentos numa página na internet, onde os russos terão acesso para entrar e reproduzir o documento. “Essa é a alternativa, mas ainda temos que superar alguns entraves, a começar pelo idioma”.

O certificado sanitário internacional, explicou Crespim, é o documento por meio do qual o país exportador atesta que determinado produto atente às exigências do mercado importador. De acordo ele, uma das dificuldades em identificar os fraudadores deve-se ao fato de que o Mapa nunca tem acesso ao documento falsificado. “Sempre recebemos cópias, o que impede a realização de perícia.”

Crespim acredita, no entanto, que será possível bloquear a ação dos falsificadores com a criação do sistema eletrônico compatível aos dois países. Isso, acrescenta, atenderá os interesses do Brasil e da Rússia – hoje o maior importador de carne suína nacional.

Essa ferramenta também atenderá a outros importadores do País. O mercado brasileiro é o maior exportador mundial de carne bovina e aves e o quarto de suínos. Além da proposta feita à Rússia para desenvolver um sistema eletrônico de emissão e recebimento de certificação sanitário internacional, o Brasil vai fazer parte do grupo de trabalho criado por Austrália – segundo maior exportador mundial de carne bovina – e Canadá com o mesmo propósito. Esses dois países já estão buscando alternativas para enfrentar o problema.
Entenda o caso

Ontem a agência de notícias Interfax divulgou que a Rússia pode interromper a importação de carnes brasileiras por causa de preocupações relacionadas à área veterinária e da saúde. "Atualmente, estamos estudando a possibilidade de chamar de volta nossos especialistas (que estão no Brasil). Deve ficar entendido que tal decisão pode interromper as importações completamente", afirmou a agência cintado , informou a agência de notícias Interfax, citando supostamente o Serviço Federal de Controle Veterinário e Fitossanitário da Rússia.

Segundo a agência, o serviço russo acredita que o Brasil está "deliberadamente escondendo" informação sobre doenças animais. O Brasil tem tido problemas constantes com a febre aftosa, principalmente nos últimos anos. No mês passado, 12 governos estatais apelaram por mais recursos do governo central para combater a doença, especialmente em Estados na fronteira com Paraguai e Bolívia.

O País também registrou a doença de Newcastle em algumas propriedades de aves, fazendo com que a Rússia introduzisse restrições temporárias às importações de frango no começo de março. A Newcastle é uma doença viral, aguda, altamente contagiosa que acomete aves comerciais e outras espécies aviárias, com sinais respiratórios freqüentemente seguidos por manifestações nervosas e por diarréia e edema da cabeça.

Um porta-voz do Serviço Federal de Controle Veterinário e Fitossanitário da Rússia disse que o serviço irá introduzir mais restrições temporárias às compras de frango brasileiro e de três empresas alemãs após a descoberta da bactéria salmonela em amostras de laboratório.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete