32.8 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

MS poderá exportar carne in natura à Europa

2008-11-26 17:22:00

A partir de 1º de dezembro, carne in natura de Mato Grosso do Sul e dos estados de Minas Gerais e Mato Grosso já poderá ser destinada à exportação para a União Européia. A medida foi publicada, nesta quarta-feira, pelo Jornal Oficial do bloco.

A habilitação destas áreas representa, aproximadamente, mais 40 milhões de bovinos somados ao rebanho que pode ser comercializado para o mercado europeu. Contudo, a União Européia só aceitará animais provenientes de Eras (Estabelecimentos Rurais Aprovados no Sisbov). Atualmente, são 364 os estabelecimentos certificados em MS.

A decisão já havia sido anunciada em outubro, pela Diretoria-Geral para Saúde e Consumidores da União Européia, mas só agora foi publicada.

“A decisão representa o reconhecimento dos esforços do serviço veterinário brasileiro e aumenta a base do rebanho apto à exportação, desde que sejam cumpridas as regras de rastreabilidade”, enfatiza o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz.


Kroetz ainda ressalta que a habilitação dessas áreas era um pleito antigo dos estados. “As autoridades de defesa animal dos estados fizeram sua parte e o reconhecimento veio com a oficialização da DG-Sanco”, completou.

Em Mato Grosso do Sul, a exceção para as exportações é para produção na faixa de alta vigilância, 15 km no território brasileiro ao longo de toda fronteira com o Paraguai.

A habilitação de Eras para o comércio com a UE tem aumentado significativamente a cada mês. Esse incremento é resultado da intensificação das auditorias realizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento , em conjunto com serviços estaduais de Defesa Agropecuária, no sistema de certificação dessas propriedades rurais.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete