22.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Câmara Federal: Produtores analisam audiência como positiva

2008-11-19 23:23:00

Os representantes dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul analisaram como positiva a audiência intermediada pela bancada dos deputados federais do Estado com o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, realizada nesta quarta-feira (19), em Brasília (DF). O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL), Ademar Silva Junior, afirmou que os representantes conseguiram mostrar aos deputados federais a diferença entre as ações da Funai em Mato Grosso do Sul e de outros estados como o Amazonas e Roraima, por exemplo.

“Em Mato Grosso do Sul temos, primeiro terras tituladas, com registros em cartório, avalizados pela União. O segundo ponto está nos impactos socioeconômicos como o desemprego e a fuga de capital, que já está acontecendo na região apontada como indígena pela Funai”, afirmou Silva Junior.

As áreas requeridas pelo órgão são de pequenos produtores, conforme mostrou o próprio governo do Estado, em relatórios entregues na reunião anterior com o presidente da Funai. O relatório apresentado pelo Governo Estadual também mostra erros nas portarias da Funai como a reivindicação de quatro municípios que não existem no Estado.

Ao mesmo tempo em que a reunião foi considerada positiva pelos produtores de MS, o presidente da FAMASUL frisa que a Funai é indiferente e despreza as reações como os prejuízos socioeconômicos da região. “Só com a publicação das portarias os moradores das cidades já sofrem com a falta de investimento na região. As empresas estão preocupadas com os novos investimentos e a economia fica estagnada”, comenta.

Participaram da audiência pública, além do presidente da FAMASUL, os deputados federais Dagoberto Nogueira, Waldir Neves, Waldemir Moka, Geraldo Rezende e Nelson Trad, o senador Valter Pereira, o diretor-secretário da FAMASUL, Dácio Queiroz, o presidente da Comissão Nacional de Assuntos Indígenas e Fundiários da CNA, Léo Brito, e o presidente da Comissão Estadual e presidente do Sindicato Rural de Amambai, Christiano Bortolotto.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete