19.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vacinação na ZAV começa a partir de quinta-feira

2008-11-18 17:35:00

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) descartou uma possível antecipação e confirmou o dia 20 de novembro (quinta-feira) como a data de início da vacinação contra febre aftosa nos rebanhos localizados dentro dos municípios inseridos na Zona de Alta Vigilância (ZAV).


Técnicos da Iagro já estão a postos e realizarão a vacinação dos rebanhos, que acontece até o dia 20 de dezembro em parceria com os produtores rurais. Durante encontro realizado em Antonio João, no último dia 16 (domingo), as equipes padronizaram as rotinas de imunização para o processo de vacinação na ZAV.

Ao todo, 260 fiscais da Iagro estarão a campo. Além deles, outros 40 técnicos da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) também integrarão as equipes, que irão realizar a imunização do rebanho e orientar os produtores rurais sobre a importância e a necessidade do registro.

A Zona de Alta Vigilância tem onze municípios em seu raio (Antônio João, Japorã, Mundo Novo, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sete Quedas) e conta com rebanho estimado em 700 mil animais.

O município de Corumbá também está incluído na ZAV nesta etapa da vacinação contra a febre aftosa, abrangendo assim, toda a fronteira com os países vizinhos, Paraguai e Bolívia.

Esta é a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso do Sul. Nos municípios localizados fora da Zona de Alta Vigilância a vacinação começou no dia 20 de outubro e segue até o dia 20 de novembro (Planalto) e 5 de dezembro (Pantanal). Nesta etapa, a vacinação é para todo o rebanho bovino e bubalino, independente da idade, de mamando a caducando.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete