27.4 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Novos custos de produção já estão disponíveis

2008-11-07 13:54:00

Os novos custos de produção das culturas de verão, inverno, permanente e das secas da safra 2008/09 já estão no site da Conab. As planilhas foram atualizadas com a pesquisa de preços efetuada no último mês de setembro, quando iniciou o plantio da safra. Informações sobre insumos, máquinas, implementos e serviços são algumas dos itens.

A pesquisa mostra o movimento de recursos para plantio nas principais praças formadoras de preços. O algodão, por exemplo, é produzido em cidades da Bahia, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Já o amendoim se concentra em cidades do interior de São Paulo, maior estado produtor da cultura.

Segundo o gerente da área, Asdrúbal Jacobina, a elevação de preços, sobretudo de fertilizantes, definiu a preferência de algumas culturas, como as dos alimentos básicos. É o caso de arroz, trigo e feijão que estão com os preços de mercado acima que os de produção, segundo o último levantamento anunciado nesta quinta-feira (6) pela Conab.

Fertilizantes- Observando-se o apurado nas vendas de formulados de janeiro a setembro deste ano, e com base nas médias históricas de vendas de setembro a dezembro dos últimos dez anos, projeta-se que o consumo de adubos em 2008 fique em torno de 24,5 milhões de toneladas. Se esse número para 2008 se confirmar, haverá um decréscimo de 0,5%, quando comparado ao total de 24,6 milhões de toneladas produzidas e entregues ao consumidor final em 2007.

A publicação é uma das fontes usadas para calcular lucros ou prejuízos na produção agropecuária. Além dos indicativos de preços, o trabalho traça um panorama sobre os custos de mão-de-obra, uso de colheitadeiras e impostos. (Raimundo Estevam/Conab).

Os interessados na planilha completa com os custos de produção, gentileza ligar para a Granos Corretora – telefones abaixo, e solicitar com a Ana Paula.

A Granos Corretora informa que está atendendo em novo endereço: Av. Presidente Vargas, 701 – Centro – Caarapó/MS. (67)3453-2927 / 9976-5254

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete