33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Sem recurso, safra de soja fica abaixo do previsto

2008-11-06 21:26:00

O novo levantamento da safra 2008/09 indica que a produção de soja deve ficar 7% abaixo do previsto pelo primeiro prognóstico, divulgado em outubro. A redução reflete os efeitos da crise mundial, que provocaram falta de recursos para financiar a safra, especialmente junto de multinacionais, através da venda antecipada da produção.

Conforme o prognóstico de novembro da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a produção de soja pode atingir no limite superior 4,59 milhões de toneladas, volume 7% abaixo do previsto em outubro, de 4,94 milhões. No limite inferior a queda é na mesma proporção, de 4,89 milhões de toneladas a 4,55 milhões.

Em relação à safra deste ano, porém, a produção tende a ficar praticamente estável. O que ocorre é que no primeiro prognóstico havia uma previsão de produtividade de 2,8 mil quilos por hectare, que passou a 2,7 mil quilos.

Isso reflete basicamente a tendência de uso de menos insumos, como fertilizantes e defensivos, devido à falta de recursos para o plantio, explica o engenheiro agrônomo da Conab, Fernando Zefferino. Esta situação já era anunciada pelo setor produtivo, uma vez que a crise internacional fez “sumirem” os recursos de multinacionais para financiar o setor.

Segundo o agrônomo, o último prognóstico, que foi divulgado nesta quinta-feira, foi realizado quando 30% da safra estavam plantado. Neste momento o plantio já atinge 70%. Apesar disso, ele não acredita que o próximo prognóstico possa trazer alterações expressivas.

Quanto à safra de verão de milho, foram mantidos os números do primeiro prognóstico: deve haver queda de produção de 6,9% a 9,8%, com a produção ficando entre 564,8 mil toneladas e 583,4 mil toneladas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete