21.1 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Embrapa inicia o pólo tecnológico de Japorã

2008-10-29 21:13:00

O município de Japorã começou a receber a implantação de um Pólo de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Rural Arlene Cavalcante, do município de Japorã, a parceria é resultado de uma seleção entre os municípios que sofreram medidas de contenção pela crise da febre aftosa em 2005 e 2006. A Embrapa iniciou este ano seis ações de transferência de tecnologia junto a agricultura familiar.

A programação está sendo desenvolvida com vistas à participação da Empresa no Programa Mais Alimento, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com o objetivo de aumentar a oferta de alimentos no País com as culturas do feijão, mandioca, milho, soja além de outras linhas como adubação verde e ainda ações de tecnologia para a pecuária de leite.

O prefeito do município de Japorã, Rubens Marinho (PT) afirmou que não faltará apoio às pesquisas da Embrapa nas ações no município. “Esta á primeira vez na história que nosso município recebe atenção especifica de uma importante empresa como a Embrapa respeitada no mundo inteiro por suas pesquisas. Japorã vai crescer muito com o aprendizado que eles trarão para todos”, disse Rubão.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural está sendo parceira da Embrapa no desenvolvimento das ações bem como na cedência de área em uma chácara de propriedade do governo municipal.

“A Embrapa já mapeou quase 300 atividades em todas as regiões do País, especificadas por região e produto”, informa o gerente geral José Roberto Rodrigues Peres, da Embrapa Transferência de Tecnologia, unidade responsável por coordenar a participação da Empresa no Programa. Segundo Peres, o trabalho de identificação das tecnologias e da estratégia de diponibilização dos produtos e serviços aos agricultores vem sendo feito desde julho.

Na Embrapa, o mapeamento das atividades foi feito com base no detalhamento das ações de transferência de tecnologia por região, produtos e serviços a serem ofertados pelos Centros de Pesquisa.

A partir de formulário elaborado pela Gerência de Promoção Tecnológica (GPT) da Embrapa Transferência de Tecnologia as Unidades da Embrapa que trabalham com os produtos indicaram também ações em andamento que poderão ser potencializadas para o Mais Alimentos que passa agora a ser desenvolvido no município de Japorã em unidade experimental.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete