27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Falta de crédito pode comprometer safra agrícola

2008-10-24 14:20:00

Representantes de dez federações ligadas à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) reclamaram ontem (23) que os recursos anunciados pelo governo para a agricultura ainda não chegaram ao produtor, e que as dificuldades para a obtenção de crédito, principalmente para a compra de insumos, está latente.

“Não conseguimos achar, em todo o Brasil, um produtor que tenha conseguido acesso ao crédito anunciado. Com isso, dá para projetarmos uma queda superior a 5% para a próxima safra”, afirmou o presidente da Comissão de Grãos e Oleaginosas da CNA, José Mário Schreiner. “O governo precisa urgentemente fazer com que as medidas cheguem ao campo porque há dificuldade para a renovação de créditos em todos os bancos”.

Segundo os dirigentes da CNA, para muitos produtores o crédito é a única forma de conseguir recursos para a compra de insumos, como fertilizantes, defensivos agrícolas e adubo. De acordo com dados apresentados pela entidade, 20% dos produtores ainda não compraram insumos. “Nosso setor está sentindo na pele a falta de liquidez no mercado”, disse Schreiner.

“Só nos restam duas opções. Diminuir a área plantada ou diminuir a tecnologia aplicada, o que não consideramos adequado em função do risco que implicaria para a queda na produtividade ou mesmo a perda da safra. Pragas como a ferrugem de soja podem levar 60% da produção de uma hora para outra”, argumentou.

Foi justamente a ferrugem de soja que fez José Carlos Salvalage, agricultor de Cristalina (GO), perder toda a plantação. Sem a colheita, Salvalage não pôde pagar os empréstimos que havia obtido junto a um banco.

“Restam apenas cinco dias para eu começar a plantar e até agora só consegui as sementes. Preciso de crédito para comprar adubo, mas os bancos dizem que meu limite esgotou”, disse o agricultor, que foi apresentado pela CNA para falar sobre sua situação.

O cenário previsto pela CNA não é dos mais animadores. “A próxima safra custará 50% a mais do que a última, e o valor das commodities estará em baixa. A coisa pode ficar ainda pior, porque o período de plantio está passando”, assinalou.

A fim de não deixar que a renda do produtor caia exageradamente, a CNA vai sugerir ao governo que faça constar no Orçamento Geral da União os recursos destinados especificamente ao setor.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete